quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Reflexões sobre um Grupo de Estudos Celtas e Germânicos

Procuro sempre partilhar testemunhos de iniciativas que nos podem servir de exemplo. O movimento pela lusofonia não pode ser passivo, isto é, não podemos dizer que somos lusófonos e que promovemos a lusofonia, sem ações, sem estudos! Há muito que acompanho o grupo de Estudos Celtas e Germânicos, do qual é ativo participante o João Lupi (Florianópolis), com quem me correspondo. Digo isto, porque acredito na necessidade de estudarmos os povos, para melhor compreendermos a razão das nossas afinidades e para selecionarmos temas para “conversarmos” entre nós. Temos algo em comum.Há que acreditar nisto.

Os Estudos Celtas e Germânicos , no Brasil, deram origem ao BRATHAIR- http://www.brathair.com/revista/br/index.html, um periódico semestral de Estudos Celtas e Germânicos, que surgiu a partir do desejo de se aprofundarem os estudos sobre as sociedades celtas e germânicas e de discutir com outros pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, temas e pesquisas acerca dos estudos célticos e germânicos.

A revista BRATHAIR divulga artigos e resenhas de livros sobre celtas e germanos em português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano - produzidos por profissionais de diversas áreas do conhecimento, a saber: história antiga e medieval, filosofia, filologia, antropologia, arqueologia, literaturas medievais e em línguas celtas, germânicas e latinas.A revista é publicada na Internet, a fim de torná-la acessível a estudiosos e ao público interessado nas culturas celtas e germânicas, ampliando, sobretudo no Brasil, o debate e a produção acadêmicos em tais áreas de pesquisa.

A Edição da Revista BRATHAIR tem como responsáveis:

Comitê Editorial:
Profa. Dra. Adriana Zierer
Profa. Dra. Adriene Baron Tacla
Prof. Dr. Johnni Langer
Profa. Ms. Luciana Campos
Prof. Dr. Moisés Romanazzi Tôrres

Conselho Editorial:
Prof. Dr. Álvaro Bragança Jr., Língua e Literatura Alemã - UFRJ
Prof. Dr. Francisco José Silva Gomes, História - UFRJ
Prof. Dr. João Lupi, Filosofia - UFSC
Profa. Dra. Leila Rodrigues da Silva, História - UFRJ
Prof. Dr. Ricardo da Costa, História - UFES

Sugiro também que consultem, no endereço da BRATHAIR, os links(Sites) relacionados com estudos sobre Celtas e Germanos. Oferece uma vasta fonte de pesquisa.

Um dos temas que despertam grande interesse é o estudo dos Celtíberos e o significado de Celtibéria, antepassados dos povos ibéricos. Nossas raízes!

Na obra Geografia , de Estrabão, historiador, geógrafo e filósofo grego, escrita originalmente em 17 volumes, que pode ser vista como uma enciclopédia do conhecimento geográfico do ínicio da Era Cristã, encontramos referências sobre os povos celtíberos e os celtas, da realidade da Península Ibérica, antes da conquista romana. Este geógrafo, que na verdade nunca visitou a Ibéria, desenhou o mapa dos seus povos a partir de dados de autores anteriores, correspondentes a períodos históricos distintos.

Segundo outros autores antigos, como Heródoto, acredita-se que os Celtas já estariam na na Península Ibérica desde o século V a. C

As referências aos celtas pelas fontes antigas, nos leva a creditar que a designação, naquele período, tinha uma acepção genêrica destinada aos habitantes de um espaço ainda mal conhecido. Estarbão confirma isto, na obra Geografia, ao indicar que designações de ripo íberos, celtas, celtíberos ou cestasescitas, eram adotadas por autores antigos para indicar populações que habitavam distintas zonas da ecúmene(conjunto do mundo conhecido por uma cultura), que não eram bem conhecidas, assim como as populações.

Assim, a identificação das populações peninsulares, nos leva a refletir que o uso dos termos “Celtíberos” e “Celtibéria” é o resultado da definição de etnias e espaços, destinados a estruturar as áreas peninsulares que estão sendo descobertas e conquistadas. Posteriormente, os relatos e fontes históricas vão sendo reinterpretados pelos autores clássicos de acordo com as transformações político-sociais peninsulares impostas pela política romana.

Fontes Consultadas :
http://www.brathair.com/revista/numeros/04.02.2004/geografia_celtiberia.pdf
http://www.brathair.com/

Margarida Castro
19.09.10

Sem comentários: