sábado, 30 de outubro de 2010

II Encontro Internacional Sobre Políticas de Intercâmbios na CPLP

O II Encontro Internacional sobre Políticas de Intercâmbio na CPLP decorre em Teresina, Piauí, no âmbito do FESTLUSO – Festival de Teatro Lusófono. Ele vem dar continuidade ao encontro realizado em Coimbra em Dezembro de 2009, e mantém como objectivo principal estimular o diálogo entre agentes culturais e instituições oficiais quanto à concepção, à planificação e à concretização das políticas de intercâmbio cultural no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

À semelhança do que aconteceu no primeiro encontro, o próprio formato dos trabalhos, organizado em mesas-redondas abertas à participação de todos os intervenientes, visa aproximar os criadores e as estruturas de produção artística que operam no terreno dos decisores políticos dos vários países, na perspectiva de fomentar o inter-conhecimento pessoal e de facilitar a discussão sobre oportunidades e projectos concretos de colaboração, mais do que a produção de ambiciosos documentos programáticos ou cartas de intenção.

Os resultados obtidos em Dezembro, cujas conclusões se encontram publicadas (http://www.scribd.com/doc/23898901/EIPI-conclusoes), apontaram para a necessidade de uma mais ampla divulgação dos vários acordos de cooperação actualmente em vigor entre os países lusófonos e, sobretudo, de que as medidas aí enunciadas sejam efectiva e definitivamente colocadas em prática. Foi igualmente assinalada a insuficiência da acção cultural da CPLP enquanto comunidade multi-nacional e reconhecido o interesse em que este tipo de encontros se realizem regularmente, de preferência de forma rotativa pelos vários países envolvidos.

Um ano depois, numa altura em que algumas das instituições envolvidas têm novos responsáveis e em que se anunciam para o futuro próximo significativos projectos de colaboração, multi-laterais e bi-laterais (como o “Ano do Brasil em Portugal” e o “Ano de Portugal no Brasil”), cremos ser oportuno fazer um novo ponto da situação.

Para o efeito, convidamos os participantes do I Encontro e iniciamos o alargamento progressivo desta plataforma a outros agentes culturais, em particular, neste caso, do país anfitrião.

Organização
Grupo Harém de Teatro / FESTLUSO
Cena Lusófona

Apoios
Funarte, Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina, Universidade Estadual

PROGRAMA

15/11 – segunda-feira

16h00 > 18h00
Recepção aos convidados
Sessão de abertura
[INTERVENÇÕES DA ORGANIZAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES OFICIAIS]

16/11 – terça-feira

10h00 > 12h30
mesa-redonda

I. Festivais de Teatro e circulação de espectáculos: o encontro como base para o conhecimento

14h30 > 17h30
mesa-redonda

II. Formação cruzada: enriquecer com a diversidade

18h00 > 19h30
apresentação de publicação
setepalcos, 9: o Teatro em Cabo Verde

17/11 – quarta-feira

10h00 > 12h30
mesa-redonda

III. Co-produções: juntar forças e diferenças

14h30 > 18h00
debate

IV. Comunidade artística e poder político: fórmulas para o diálogo
Conclusões


Fonte: Cena Lusófona
http://festluso.blogspot.com/2010/10/ii-encontro-internacional-sobre.html

Sem comentários: