segunda-feira, 25 de julho de 2011

Língua e Geografia: Corno de África


Ao ler a manchete


Roma, 25 jul (Lusa) -- A seca no Corno de África provocou uma "situação catastrófica que exige uma ajuda internacional em massa e urgente", declarou hoje o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, na abertura de uma reunião ministerial de urgência em Roma.
Perguntei-me, mas onde fica o Corno [chifre] de África? Olhando para o mapa fica mais fácil compreender.o nome associado à forma ponteaguda daquela parte de África.

Corno de África
Corno de África (português europeu) ou Chifre da África (português brasileiro), também conhecido como Nordeste Africano e algumas vezes como península Somali, é uma designação da região nordeste do continente africano, que inclui a Somália, a Etiópia, o Djibouti e a Eritreia.

Corno de África
Tem uma área de aproximadamente 2 milhões de km² e uma população de cerca de 90,2 milhões de pessoas (Etiópia: 75 mi, Somália: 10 mi, Eritreia: 4,5 mi, e Djibouti: 0,7 mi).

Etimologia
O nome Corno de África pode ter sido originado pela forma pontiaguda daquela parte do continente, ou provir da mitologia. A despeito dos possíveis significados vulgares da palavra corno no português e em outros idiomas, o termo alude, para os nativos da região, ao efeito afrodisíaco do corno de rinoceronte e, para muitos africanos, é um símbolo de poder, além de um importante meio de comunicação: tradicionalmente, o anúncio para as principais cerimónias tribais é feito soprando-se num corno de pala-pala ou cudo, dois dos antílopes mais “nobres”.
Tal referência também é encontrada na cultura chinesa, no episódio mitológico da vitória de Huang Ti, o Imperador Amarelo, sobre Tche Yeu, "o de cabeça cornuda".[1].

(1) Chevalier, Jean e Gheerbrant, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1988, pp.233,234.

Saudações.

Margarida

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Corno_de_%C3%81frica

Sem comentários: