sábado, 16 de julho de 2011

Seminário "Aflições" budistas e "pecados" cristãos

O seminário visa introduzir ao reconhecimento, terapia e libertação das patologias fundamentais que afectam o nosso ser, obscurecendo a consciência e provocando sofrimento, segundo a tradição budista e cristã, onde se divisam notáveis convergências. Estudaremos as seis "aflições" (kleshas) segundo a tradição budista - ignorância, desejo possessivo, orgulho, inveja/ciúme, avidez/avareza, ódio/cólera - e os oito "pensamentos" (logismoi) pecaminosos segundo João Cassiano, base da doutrina cristã dos sete pecados capitais: gula, avareza, obsessão sexual, cólera, tristeza, desespero, vã glória, orgulho. Note-se que "pecar" tem o sentido etimológico e extra-moral de "dar um passo em falso" e "falhar o alvo", numa curiosa afinidade com a "ignorância" (avidya) budista.
Trata-se de reconhecer estas patologias como distorsões da sanidade fundamental do nosso ser, que nela se dissolvem no silêncio meditativo.

Sábado, 23 de Julho, das 15 às 19h. Sede da União Budista Portuguesa: Av. 5 de Outubro, 122 - 8º esq., Lisboa. Comparticipação: 20 euros (uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)

O seminário é orientado por Paulo Borges, presidente da União Budista Portuguesa e professor de Filosofia da Religião na Universidade de Lisboa. Autor de vários livros, entre os quais Descobrir Buda (Lisboa, Âncora Editora, 2010).

Inscrições: sede@uniaobudista.pt
Mais informações: 918113021

Sem comentários: