Amigas/os foristas,
Infelizmente, no Brasil pouco se conhece sobre a realidade da Galiza e sua luta pela sua identidade. Normalmente ignoram que a Galiza tem uma afinidade com a língua portuguesa e com a lusofonia. E desconhecem que devido ao jugo do Estado Espanhol, a lingua da Galiza, uma variante da língua portuguesa, está sendo substituída por outra. Morrendo aos poucos!
Devemos ficar felizes ao saber que, igual uma fênix, a Galiza está renascendo. Estão ressurgindo e resgatando a própria identidade. A própria cultura de todo um povo. Mas poucos , no Brasil, sabem que a maioria dos imigrantes que vieram da Espanha para o Brasil, vieram da Galiza. Com certeza que os primeiros que vieram contavam para os que vieram a posteriori que aqui, no Brasil, todos os brasileiros falavam galego e não castelhano!
Talvez muitos foristas, do Dialogos_Lusofonos, ainda não compreendam porque neste espaço da lusofonia, insistimos em destacar a Galiza e sua cultura. Por isso faço esta introdução , antes de partilhar com vocês o texto "Letras Galegas para um reintegracionista" (ver aqui), por José Paz Rodrigues.
Saudações
Margarida
Sem comentários:
Enviar um comentário