quinta-feira, 1 de março de 2012

d´Arte - Conversas na Galeria LXXVIII


Yellow, Yellow Autor António Tapadinhas
Óleo sobre Tela 100x100cm

Esta cor está associada à felicidade.
Ficará umbilicalmente ligada à descoberta de mim próprio como pintor, quando tomei consciência que através da pintura podia comunicar com a alma de um génio que eu admirava, mas que a exiguidade das palavras não chegavam para o que lhe queria dizer.
Em cada obra que concebo e realizo, pergunto-lhe a opinião. Por vergonha ou, talvez, nem eu sei, por modéstia, guardo comigo os seus comentários, as suas críticas…
Nesta obra, em que a sua cor preferida, cobre todo o espaço, exalto o optimismo, desfruto o seu calor, gozo a sua luz, embriago-me com o seu luxo!
Não esqueço que é nesta cor que se representa a loucura, a fúria, a morte ou o suicídio…
Poderá ser verdade, mas a verdade absoluta não existe.
Para mim, esta é a cor da felicidade.

2 comentários:

Luís F. de A. Gomes disse...

Ao contrário das peças anteriores, aqui, a dispersão do amarelo está orientada na vertical, como que nos transmitindo uma estrada de luz que, à semelhança dessa outra que é a sabedoria, fica mais brilhante quando em ela mergulhamos.
Seja pois a cor da felicidade, como dizes, a qual, uma vez encontrada, sempre constitui uma das mais elevadas materializações da sabedoria.
Dir-se-ia então desta tua pintura, uma estrada de luz que se faz bandeira da felicidade.

A nossa alma é amarela.

Aquele abraço, companheiro
Luís

A.Tapadinhas disse...

Luís F. de A. Gomes:

Quando pensamos na luz, instintivamente, olhamos para o alto...

Quem invoca Deus olha para cima.

Abraço,
António