segunda-feira, 26 de março de 2012

Já é possível ‘visitar’ o Amazonas

Projecto do Google disponibiliza uma forma de conhecer local na Internet

2012-03-22, in Ciência Hoje
Gostava de conhecer o Amazonas? Agora isso é possível. O Google lançou ontem, no Dia Mundial da Floresta, um projecto que permite visitar virtualmente zonas protegidas com acesso restrito, como a Reserva do Rio Negro.
Através do «Street View» nos «Mapas» do Google é possível ter acesso a este local especial do planeta que, de outra forma, não seria possível visitar.
Algumas das propostas incluem uma viagem de barco pelo Rio Negro e pelos afluentes mais pequenos onde a floresta é inundada, um passeio pelos caminhos de Tumbira, a maior comunidade da Reserva brasileira, ou uma visita a outras comunidades, com possibilidade de observar animais.
O projecto foi realizado em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), uma organização de conservação local sem fins lucrativos, que convidou o Google para a área. No total, foram tiradas mais de cinquenta mil fotografias de rios, florestas e comunidades para criar mais de 200 imagens panorâmicas com 360 graus.
Muitas áreas do Amazonas, incluindo a Reserva do Rio Negro, estão sob a protecção do governo brasileiro com acesso restricto ao público. Desta forma, o objectivo da Google e da FAS é ajudar a disponibilizar uma forma de investigadores, cientistas e curiosos poderem conhecer melhor este local e a forma como as comunidades trabalham para preservar este ecossistema.

Sem comentários: