sexta-feira, 16 de março de 2012

Sugestão para o fim-de-semana

Olá a tod@s!

Venho convidá-los para a apresentação do meu livro "Verdes Anos - História do Ecologismo em Portugal {1947-2011}", que terá lugar este sábado, pelas 15h, na Biblioteca Municipal, com apresentação de Heloísa Apolónia, deputada d'Os Verdes.

No mesmo dia, mas a partir das 21h30, intervenho numa sessão intitulada "Passado, presente e futuro do ecologismo em Portugal" na Academia Problemática e Obscura (Rua Fran Pacheco, n.º 178, em Setúbal). A sessão incluirá a exibição do documentário "Setúbal, Cidade Verde", vencedor do Prémio do Público do IV Curtas Sadinas, e inclui, claro, espaço de debate.

Para quem ainda não está familiarizado com o livro, aqui fica uma breve apresentação:

"Verdes Anos", editado pela Esfera do Caos, lidera o Top "Ciência, Natureza, Tecnologia" das livrarias Bulhosa e Leitura. :-) O livro recua às origens da defesa do ambiente em Portugal e faz o enquadramento internacional das ideias ecologistas e da evolução dos partidos verdes na Europa Ocidental.
O ensaio dá ainda a conhecer melhor os três partidos ecologistas existentes (PEV, MPT e PAN), os projectos políticos verdes que não germinaram e a acção de personalidades e grupos que têm defendido a causa ambiental junto da sociedade civil ou do Estado, além de revelar as estratégias de diversas forças políticas para se adaptarem à emergência do ideário verde.
Além de uma ampla pesquisa documental, este livro exigiu a realização de cerca de 30 entrevistas a algumas das principais figuras do ecologismo no nosso país, do veterano Gonçalo Ribeiro Telles (fundador do MPT) a Francisco Ferreira (Quercus).

Um abraço a tod@s e até sábado,
Luís Teixeira

Sem comentários: