sábado, 9 de agosto de 2014

Sociedade e Educação


O Bébé nasce sem qualquer Educação. E o Homem possui assim o poder de controlar a Educação, se aplicar uma Educação diferente da existente, numa geração recente, poderá modificar grandemente o curso evolucionário da civilização e das sociedades.Considero a Educação o factor mais fiável ,rápido e seguro para transformar o mundo sem grandes sobressaltos.
Se quisermos uma sociedade cultural bem mais avançada, então a Educação terá forçosamente de saltar para novos níveis de valor, diferentes dos existentes. Actualmente a economia está baseada puramente na motivação do lucro e a Educação tem sido por muito tempo,regionalista,militarista,exaltadora do ego e buscadora do sucesso. Quando este cenário for ultrapassado, ela irá finalmente ser aberta ao mundo, tornar-se idealista,auto-realizadora e abrangente do ponto de vista cósmico.
A Educação é a ocupação maior da vida,é ela que nos traz o conhecimento das coisas, a compreensão dos significados e a apreciação dos valores. O propósito da Educação é desenvolver e tornar mais aguçados os dons inatos da mente humana e todos os valores positivos e bons,o propósito da civilização é expressá-los.
Apenas o Amor e a irmandade podem impedir que os fortes oprimam os fracos e para esse staus amoroso e fraterno muito contribui uma verdadeira Educação.    

Em relação à aplicação e distribuição da riqueza, suponho que os recursos naturais deveriam ser administrados como posses sociais, como propriedade da comunidade.
Os recursos excedentários gerados após satisfeitas as necessidades básicas de sobrevivência deveriam ser canalizados para os seguintes itens:
1º Na ciência,na educação e na filosofia, sempre em busca de uma maior aproximação à verdade.
2º Aplicados ao lazer social, ás artes e aos jogos.
3º Ao serviço social altruísta e à religião.
4º Uma reserva-seguro contra acidentes,incapacidades,doenças e outros desastres inevitáveis.

A transformação da sociedade actual e desta civilização deveria assentar nos seguintes pilares:
1-A preservação das liberdades individuais.
2-A proteção do lar.
3-A promoção da segurança económica.
4-A prevenção das doenças.
5-A educação compulsória.
6-O emprego compulsório.
7-Uma utilização proveitosa do lazer e tempos livres.
8-Cuidar os desventurados e desfavorecidos.
9-O aperfeiçoamento da raça.
10-A promoção da ciência e das artes.
11-A promoção da filosofia e da sabedoria.
12-A ampliação do discernimento espiritual.

Dias Felizes
Rui Madeira


Sem comentários: