segunda-feira, 8 de junho de 2015

REAL... IRREAL... SURREAL... (135)

Palavras para a Minha Mãe

mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

lê isto: mãe, amo-te.

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

http://www.cacav.org/ Caros AmigosNo âmbito da atividade da Comunidade de Leitores, integrada na leitura da obra Galveias de José Luís Peixoto, vamos realizar uma visita a Galveias, no próximo dia 7 de junho.
 Programa: Partida às 9 horas, de Alhos Vedros, junto ao Coreto.
No percurso está prevista a passagem pela aldeia do Couço, Barragem de Montargil e Ponte de Sôr.


Visita efectuada com o cumprimento intregal do itinerário sugerido por José Luís Peixoto.
António Tapadinhas



2 comentários:

estudo geral disse...

O poema é belo.
O passeio foi óptimo, a companhia excelente, o convívio prazenteiro.
O romance recompensa quem se aventura na sua descoberta.
Galveias é uma terra simpática com muitos pormenores que requisitam a nossa atenção.
As suas gentes são afáveis e correspondem à aproximação.
Esta crónica é algo que gostamos de semana a semana disfrutar.
Portanto,
está tudo certo.
Abraço.
MJC

A.Tapadinhas disse...

MJC:...e falta dizer que nas suas proximidades, está uma vila, Cabeção, que tem gente simpática e uma casa com varanda para o sonho,

onde se pode apreciar a pujança e beleza de uma romãzeira centenária, em plena floração!

Abraço,
António