terça-feira, 8 de março de 2011

FACES

CUIABÁ



Estava um índio junto do rio.
Ele tchinha uma cúia e estava tirando água do rio pára lávar á cara.
O índio ali estava lávando á cara, lavando á cara e aí chregou um pórtuguêêx.
E o índio qu’istava lávando á cara, lávando á cara com á água de sua cúia, o índio pegou um susto.
O pórtuguêêx não era mau não, ó era… Xita qu’ê nem sei.
Más o índio pegou um susto.
Ihihih foi um susto grraaande, um susto muito graande.
O índio tinha medo do pórtuguêêx. E aí deu um salto.
E quando deu um salto deixou cáir á cúia.
E disse:
“-Cúia bá.”
Que quer dizer á cúia cáiu.
E assim ficou o nome de Cuiabá.


Pantanal, 29 de Julho de 1995

2 comentários:

A.Tapadinhas disse...

Os nomes das coisas têm histórias muito engraçadas. Por causa de um quadro escrevi sobre beleza da travessia do Tejo numa daquelas embarcações a que chamamos cacilheiros, porque fazem a viagem para Cacilhas. Julgo que pouca gente saberá donde deriva este nome. Conta a lenda, que no actual largo, estacionavam muitos burros esperando o desembarque dos passageiros interessados em fazer um passeio turístico por Almada. Quando angariava um cliente o dono do burro gritava ao seu ajudante “dá cá cilhas” para aparelhar o burro para o serviço. E assim nasceu o nome Cacilhas.

Pode não ser verdade, mas tem piada!

Abraço,
António

Luís F. de A. Gomes disse...

Sim, há histórias muitíssimo engraçadas com isso da explicação dos nomes, neste particular, dos lugares e isso independentemente de serem ou não fantasiosas ou até mitológicas.
É claro que o que vou contar será mais resultado da imaginação de uma pessoa, propriamente dita que o fruto de uma lenda que tenha passado de umas gerações para as outras, mas sempre me pareceu curiosa uma explicação que um dia ouvi a respeito do nome de Alhos Vedros.
Curiosamente fazendo referência ao "Velhos" que, a partir do Latim, segundo a maioria dos historiadores locais teria derivado no Vedros que conhecemos, alguém contou que o nome primitivo da terra teria sido À dos Velhos, segundo o narrador, o lugar onde as populações antigas deixavam os velhos para morrer e segundo uma derivação que obviamente não explicava, teria vindo a dar origem a Alhos Vedros, termo esse que já está grafado tal como hoje, em documentos do século XII.
Como disse, não há qualquer sustentação para tal narrativa mas que é engraçada é e, pelo menos, cheia de imaginação antropológica.

Aquele abraço, companheiro
Luís