domingo, 27 de março de 2011

O Movimento das Forças Interrogativas (MFI), é Fixe!

O Movimento das Forças Interrogativas(MFI), é que é Fixe. Ora aí está uma sigla interessante, de exemplar actualidade, se a compararmos com as que acompanharam o desenvolvimento da revolução democrática de Abril de 1974, em Portugal. Talvez um bom indicador de que hoje estamos a pensar melhor e com mais imaginação que há 37 anos. Por isso, substitua-se o desespero e a tristeza, pela esperança e pela confiança, mesmo tendo de se gramar com o Sócrates, etc., again and again.

Equivalente ao MFI, na altura, só mesmo o MFA(P), Movimento das Forças Armadas em Parvas. Senão vejamos alguns exemplos:

- MRPP, Movimento Revolucionário do Partido do Proletariado. Só conheço uma pessoa que ainda hoje era capaz de pôr esta sigla num Movimento. Bem, talvez duas.

- PCP(R), Partido Comunista Português Reconstruído. Naturalmente que depois de todos os Partidos Comunistas, Russo, Chinês, Albanês, Portugal tinha que arranjar um melhor que os outros todos. E quantos rios de tinta foram gastos para o legitimar. Como seria engraçado ver outra vez alguns amigos meus a vender o Bandeira Vermelha. Claro que hoje seria mais natural tratar-se do jornal do Benfica.

- PCP(ML), Partido Comunista Português Marxista Leninista. Uma vez um conterrâneo amigo levou-me a um comício deste partido. Pretendia angariar novos simpatizantes. O homem do discurso era na altura o Eduíno Vilar. Talvez tenha sido daqui que veio Francisco Louçã, ainda antes do PSR (Partido Socialista Revolucionário), ou talvez não. De qualquer maneira, um acontecimento digno do “isto só vídeo”.

- Isto já para não falar na OCMLP, da FEC(ML), da UEDP, do COPCON, ou do POVO UNIDO QUE LAVAS NO RIO, da tal GAIVOTA que voava, voava (claro que agora é a Águia Vitória), do AVANTE camarada Avante, ou de uma ESTÀTUA DE FEL A ARDER... E é claro que, pelo meio, acabava sempre por aparecer o Tino Flores, que antecedia as discussões sobre os inconvenientes das refeições burguesas onde entrasse o marisco, ou das razões porque os gajos que iam aos bailes eram social-fascistas.

Hoje a coisa está mais refinada. O PCP já não é comunista, embora ainda se inspire nas ideias de Marx, mas evita dizê-lo em voz alta por causa dos “mal entendidos”. O PS, já há muito que tirou o Socialismo da gaveta e meteu-o no lixo, juntamente com o arreda Marx Satanás, e tornou-se um Partido Social Democrata. O Partido Social Democrata, democrata mas não muito, é acima de tudo neo-liberal próximo de uma orientação política na alta finança. E, por fim, o Partido Popular que de popular tem pouco ou nada, embora sejam de excluir as peixeiradas do mercado da Ribeira, com o devido respeito pelas senhoras.

E é assim que vai seguindo todo este en-fado da política cá no Burgo. As questões relativas ao Plano Director Municipal, BPN, TGV e empresas público-privadas, mais salários dos respectivos administradores, serão abordadas na secção dos lobbies-homens.

Luis Carlos
em versão actualizada

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem não aderiu ao MFI (Movimento das Forças Interrogativas), talvez lhe reste o FMI.
Para quem não se questiona apenas lhe resta o resgate. O Resgate financeiro no reino neo-liberal.
Para quem não se questiona apenas lhe resta ficar dependente de quem manda no dinheiro.

Luís Carlos, parabéns pelo teu Texto!