sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ciclo "Em torno de Agostinho da Silva" na Casa Bocage, sábado 12 Nov.

Caros Amigos e Amigas

A Associação Agostinho da Silva e a Casa Bocage (Divisão de Museus da Câmara Municipal de Setúbal)convidam-vos para o encontro "S. Martinho em torno de Agostinho", última sessão do ciclo de tertúlias "Em torno de Agostinho da Silva na Casa Bocage", no próximo sábado, 12 de Novembro, pelas 16 horas.

A sessão será preenchida com as seguintes intervenções:


"Agostinho da Silva e Fernando Pessoa: A coragem de ser outro", por Paulo Borges


"A Introdução aos grandes autores e a divulgação cultural de Agostinho da Silva nos anos 30", por Duarte Drumond Braga


"Uma leitura de Agostinho da Silva, à luz da actualidade", por Bruno Ferro


Exposição (venda) de retrato de Agostinho da Silva (técnica mista) de José Manuel Capelo, por João Raposo Nunes


Música com &FUSION


Confraternização entre os presentes (com Magusto).

Saudações cordiais

Maurícia Teles e Bruno Ferro

------------------

Paulo Borges é Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia. Sócio-fundador da APERel - Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões. Membro do Conselho de Direcção da Revista Lusófona de Ciência das Religiões. Director da revista Cultura ENTRE Culturas. Sócio-fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Sócio-fundador e vice-presidente da AIEM – Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente. Presidente da Direcção do Círculo do Entre-Ser. Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Presidente da Direcção Nacional do Partido pelos Animais e pela Natureza.

Autor com vasta obra publicada (poesia, ensaio filosófico, romance, teatro e tradução) além de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, outros países da Europa e Brasil. Entre muitos outros títulos:
. A Plenificação da História em Padre António Vieira. Estudo sobre a ideia de Quinto Império na “Defesa perante o Tribunal do Santo Ofício”, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1995.
. Agostinho da Silva. Uma Antologia, Lisboa, Âncora Editora, 2006.
. Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva, Lisboa, Âncora Editora, 2006.
. O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga), Lisboa, Ésquilo, 2007.
. Princípio e Manifestação. Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes, 2 vols, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda,2008.
. Da Saudade como Via de Libertação, Lisboa, Quidnovi, 2008.
. A Pedra, a Estátua e a Montanha. O V Império no Padre António Vieira, Lisboa, Portugália Editora, 2008.
. Uma Visão Armilar do Mundo. A vocação universal de Portugal em Luís de Camões, Padre António Vieira, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, Lisboa, Verbo Editora, 2010.
. Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar, Lisboa, Âncora Editora, 2010.
. Línguas de Fogo. Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva, Lisboa, Ésquilo, 2006.
. Folia. Mistério de Pentecostes em três actos, Lisboa, Ésquilo, 2007.
. Shantideva, A Via do Bodhisattva, Lisboa, Ésquilo, 2007 (que também gravou em áudio-livro, na mesma editora e no mesmo ano).

Duarte Drumond Braga é licenciado e mestre em Estudos Portugueses e doutorando em Estudos de Literatura e Cultura. Membro da direcção da Associação Agostinho da Silva.

Bruno Ferro é formado em Fotografia e Conservação de Colecções Fotográficas e estuda Filosofia na Universidade de Lisboa. Faz parte da Divisão de Museus do Município de Setúbal, no âmbito da qual é responsável pelo projecto de conservação da colecção fotográfica Américo Ribeiro, desde 2000. Desempenha funções de coordenação do espaço museológico Casa Bocage, desde 2006. Tem promovido iniciativas que visam a divulgação do pensamento de Agostinho da Silva, nos museus municipais e outros espaços da cidade de Setúbal. É colaborador da Associação Agostinho da Silva.

Sem comentários: