segunda-feira, 29 de julho de 2013

REAL... IRREAL... SURREAL... (39)

Two Camels and a Donkey, Paul Klee, 1915
Colecção Privada

REENCONTRO

Nasceram os dois naquele dia, naquela aldeia, naquele lugar longe e frio de um mundo que eu não conheço, mas do qual ouvi falar.
Iguaizinhos… ambos gordinhos de alegria e de carnes, com umas belas bochechas rosadas e espalhando saúde.
Os dois irmãos desde cedo que tinham tido sortes diferentes.

Um, ainda bebé, foi-se embora com o tio.
O outro ficou naquela terra fria e longe, acabando por crescer de um modo completamente diferente do seu irmão. Por agasalho usava peles de animais e como alimento comia uma espécie de papa da qual apenas o mais velho da aldeia conhecia o segredo. Todos sabiam, no entanto, que aquela espécie de papa podia, de uma vez só, alimentar corpo e alma, tal era o conforto que causava em quem dela se nutrisse.
A mãe dos dois rapazes nunca aceitou a ausência do outro filho e, desde o dia em que, sem uma lágrima, ambos se separaram, nunca mais falou. Olhava, quieta, o longe dos caminhos e, num sorriso que apenas o seu outro rapaz conseguia ver, trazia para perto a presença de quem muito cedo havia partido. Pode dizer-se que, durante muito tempo, era aquele sorriso adivinhado o que mantinha os dois filhos, o de longe e o de perto, ligados àquela mulher séria e triste de ausência.
O rapaz de perto era muito sossegado. Por companheiros tinha apenas um camelo cor de mel, do qual raramente se separava, e um pequenino livro de páginas velhas e gastas. Nessas páginas moravam histórias escritas por alguém que as pensou daquela maneira – mas que o menino não conseguia ler – e moravam também outras que o menino todos os dias inventava.  
Eram histórias muito diferentes umas das outras, mas todas elas falavam de um rapaz de faces rosadas, de cabelos vermelhos e compridos, vestido com peles de animais mais coloridos do que aqueles que povoavam a aldeia. Certamente, pensava o menino, eram animais do reino das cores, onde existiam todas as memórias e lembranças, mesmo aquelas dos tempos que ainda haviam de vir.  

Um dia, muito cedo, o rapaz acordou com uma espécie de ideia mal amanhada de um sonho que teimava em não se mostrar completo. Comeu as papas, ainda mais depressa do que o costume e sentiu-se logo muito bem. Fechou os olhos, respirou fundo e buscou, num lugar morno e sem tempo, o pensamento dos sonhos.  
Esperou.
Demorados dois dias, o pensamento chegou. Trazia com ele um homem sorridente e um menino rosadinho e gorducho… naquele sonho a mãe do menino falava com uma voz muito nova e dizia «meu filho». Se não fossem as palavras, juraria que se tratava da sua mãe. Era igualzinha, mas essa, a do sonho, tinha um riso muito claro e uma voz muito doce. Tal como as outras mães da aldeia, aquelas que o menino via às vezes da janela do seu quarto a passearem com meninos que deviam todos ser irmãos de outros meninos.  
Como era um sonho, não estava ainda acabado… quem seria o homem sorridente? Não era dali, certamente… porque os seus pés estavam ligados à barriga por dois pauzinhos de pele colorida. E os homens da aldeia – aqueles que o menino via atrás das mães da aldeia, a passearem com meninos que deviam todos ser irmãos de outros meninos – tinham os pés ligados às saias da pele de animais menos coloridos do que os animais do reino das cores.
Também lhe parecia que o seu sonho tinha dentro uma memória de coisas para acontecer… mas não tinha a certeza. Ficou contente.
O menino contou o sonho ao seu amigo camelo.  
E o camelo, que era, como todos os camelos, muito sábio, sorriu. Num sorriso igualzinho ao da mãe do menino quando, quieta, olhava o longe dos caminhos e trazia para perto a presença de quem muito cedo havia partido.  
Nesse mesmo dia, mais tarde, o menino já quase preso ao sono, ainda viu a sua mãe e o camelo… ambos sorriam com um sorriso muito claro… e ambos falavam com uma voz muito doce.
Adormeceu serenamente. Estava contente.

De manhã, quando acordou, a sua mãe tinha no corpo peles de animais coloridos e no rosto um sorriso claro e cheio. A sua voz, de nova, fez-se verdade.
«Levanta-te, meu filho e vem comigo», disse-lhe.
O menino sorriu e foi. Sem medo e sem silêncio de mãe.
Estava frio.  
Abriu a porta.
Do outro lado da porta, um menino de faces rosadas, vestido com peles de animais coloridos, mostrava no corpo o riso da alma.

Por trás, o camelo sorria.

Sem comentários: