sábado, 3 de agosto de 2013

A Filosofia do Pátio das Cantigas


Pode até não ter graça, mas façam de conta que estou a propor analisarmos o país à luz da filosofia do Pátio das Cantigas.
Num pátio, como se sabe, todos são primos e primas e o que importa é a marcha à fulambó e saltar à fogueira nos santos populares. No fim, o Evaristo casa a filha com o marçano e todos lá vão cantando e rindo: ailó, ailó, ailó-ailó-ailó…
Sem qualquer xenofobismo, é curioso de se ver que o estado-maior desta desgovernança a mando do barão (ou será conde?) de Boliqueime tinha como cabeças de cartaz o canadiano Álvaro, o alemão Gaspar, os angolanos (almas gémeas) Relvas & Passos. Saídos os mais estrangeiros (ou estrangeirados?) morte lenta e chico esperto, surge a moçambicana que não mente, nunca mente – única coisinha fofa assim no mundo – e que todavia mente com quantos dentes tem (verdadeiros e postiços), faltando-lhe apenas o do siso.
A moçambicana foi professora do Coelho, no curso da treta que lhe foi oferecido por bons serviços prestados à fábrica de laranjas e laranjinhas. Há que agradecer as boas notas e recomendações, que este é o país das cunhas e dos empenhos, onde o povo bate palmas, mesmo que em missa, mesmo que em funeral.
E por falar em laranjinhas, aquela escola de penduras e conspiradores dá os seus frutos. O Passos não percebe nada de economia, de finanças, de bom senso, de ética e fala um português de arrepiar. O homem fala, fala e não diz nada, limita-se a dar pontapés na gramática. No entanto, quando se trata de conspirar, merece nota vinte. Ele, com o beneplácito do senhor reformado que está em Belém, deu um nó cego ao Seguro que ficou seguro pelo pescoço, e acorrentou ao esterquilínio do governo o Paulinho das feiras e submarinos. Melhor ainda: amansou a revolta do laranjal e parte para as autárquicas como se fosse o Evaristo do tens cá disto.
Neste momento vai gente a passar na rua. São desempregados, naturalmente. E cantam: ailó, ailó, ailó-ailó-ailó…
Isto é um pátio, e num pátio não se passa nada…
   

ABDUL CADRE


Sem comentários: