sábado, 17 de agosto de 2013

Oliveira bimilenária, o ser vivo mais antigo de Portugal


Segundo datação arqueológica, esta oliveira que se vê em baixo tem mais de dois mil anos. Vive no Concelho de Tavira, na freguesia de Santa Luzia. É o ser vivo mais antigo de Portugal, embora pouca gente disso tenha conhecimento. São precisos 5 homens para abraçar todo o seu perímetro que mede 7,75 metros. Esta espécie vegetal foi trazida da Mesopotâmia para a Europa Ocidental pelos Fenícios, no século VII A.C. (Ver mais em Diário da República, II Série - Nº 178-2-8-1984). Fotos de Lucas Rosa.





3 comentários:

MJC disse...

E não é que nos apresentas um maravilhoso e venerável ser?!

A que acontecimentos terá assistido, que lares terá iluminado, que fomes terá saciado, que vidas terá embalado no esconderijo dos seus ramos, nas grutas do seu tronco?!

Que histórias teria (terá) para contar se acaso a pudéssemos escutar?

Milagre de vida, património comum que importa preservar.

Muito grato por esta partilha.

Abraço.

Manuel João

luis santos disse...

... continuando com as memórias: um pedaço de si para que alguém se aquecesse num rijo inverno, um banco e uma mesa onde o algarvio Aleixo se sentou, comeu e quadrejou, luz de lamparina e azeite para omoletes, no bico de uma pomba branca um dos seus ramos, sombra, muita sombra, poleiro de passarada em bando, muitos abraços...

MJC disse...

Sombra muita sombra para que à sua volta as pessoas se juntassem convivendo, contando histórias, sonhando projectos, burilando as ideias para que tudo possa continuar, e melhor se possível. E é. É possível. Que continue pois a crescer. Em si mesmo e em nós pelos sentimentos que aí semeia.

Abraço grande.

Manuel João