segunda-feira, 19 de agosto de 2013

REAL... IRREAL... SURREAL... (42)

Os Grandes Amigos, Georg Baselitz, 1965
Óleo sobre Tela, 250x300cm
Falando de Rosa
De que te ris, velho amigo? Rosa fica em boas mãos. Prometemos cuidar dela agora que passou para o lado daquelas pessoas que nos são importantes... Quantas serão elas? Aquelas que ainda não apareceram mas que poderão ser fundamentais em algum momento inesperado?
Tendemos a ser conservadores e injustos com os nossos amigos: sabemos que podemos contar com eles, estão lá, como o ar que respiramos, sempre que precisamos deles. Por isso, de vez em quando devemos dizer às pessoas que nos são importantes que as amamos: sem nenhuma razão, simplesmente porque nos apetece, simplesmente porque sim...
Aproveito para dizer que vos amo...

António Tapadinhas

5 comentários:

Amélia Oliveira disse...

Bom dia, António.

Tchim-Tchim aos amigos!

Boa imagem para 'trabalhar' a Amizade - talvez venha a utilizá-la. Ajudava uma 'notinha' sobre o artista :)

Abraços Amigos!

Amélia

Luís F. de A. Gomes disse...

Há coisas curiosas. Ainda ontem, em conversa com uma amiga de infância que há muitos anos vive em França e por lá casou, constituiu família e deixou a continuidade que nada já tem a ver com a portugalidade e a propósito da distância não ter quebrado os velhos laços de fraternidade entre nós, dizia-me ela que é bom que as pessoas tenham a ousadia de expressar perante aqueles que lhes são importantes, o quão isso é assim e como isso importa para elas; numa frase, devemos ser capazes de dizer aos amigos, sem reservas e muito menos vergonhas de que espécie for que os amamos e como eles são importantes para nós.
Nem por encomenda, este teu texto vem trazer Sol a um dia solarengo, pois nunca é muito lembrar que os laços de afecto são os mais importantes que as pessoas estabelecem em vida e toda a civilização da delicadeza começa precisamente nesse reconhecimento e no júbilo pelo mesmo.
Faço o meu cálice tinir no da Amélia, pelos amigos, pela amizade, algo tão mais importante quanto são cinzentos os dias que passam.

Bravo, António! O EG é mesmo uma praça de paz, um largo de oliveiras, onde as pessoas repousam em fraternidade. Melhor saudação para os que aí se sentam, não poderia haver.

Luís

A.Tapadinhas disse...

Amélia: Tchim-Tchim!

Estou a ser avô, 24 horas por dia, 7 dias por semana! E já vão duas, quando, em princípio, seria apenas uma... Só tenho desenhado dragões, dinossauros, pensado em como transformar histórias como "Os três porquinhos", nos Três Dinossauros ou a Branca de Neve e os Sete Anões, na Branca de Neve, os quatro anões, o dinossauro, o dragão e o tubarão...

Georg Baselitz faz parte do conceito Neue Wilde (novos selvagens), neo-expressionistas, do qual faziam parte A. R. Penck, Robert Kushner, entre outros. Uma espécie de querela, nunca resolvida, nem por Matisse, entre o fauvismo francês e o expressionismo alemão... Como calculas, muito pano para mangas... Ora, eu não tenho nem pano, nem mangas... nem tempo!

Continuação de boas férias!

Beijo,
António

A.Tapadinhas disse...

Luís F. de A. Gomes: Tchim-Tchim!

Estou a ser avô, 24 horas por dia, 7 dias por semana! E já vão duas, quando, em princípio, seria apenas uma... Só tenho desenhado dragões, dinossauros, pensado em como transformar histórias como "Os três porquinhos", nos Três Dinossauros ou a Branca de Neve e os Sete Anões, na Branca de Neve, os quatro anões, o dinossauro, o dragão e o tubarão...

Georg Baselitz faz parte do conceito Neue Wilde (novos selvagens), neo-expressionistas, do qual faziam parte A. R. Penck, Robert Kushner, entre outros. Uma espécie de querela, nunca resolvida, nem por Matisse, entre o fauvismo francês e o expressionismo alemão... Como calculas, muito pano para mangas... Ora, eu não tenho nem pano, nem mangas... nem tempo!

Está aí o meu obrigado pelas tuas palavras, na resposta que dei a Amélia, até com o indispensável tchim-tchim...

Atendendo ao tema, vai com beijo e tudo.

António

Amélia Oliveira disse...

António,

Ora aí está algo que tanto me apetece - os netos. Infelizmente, não parece apetecer a filhos e noras...
Obrigada pelo tempo que lhes 'roubou' para a breve notinha sobre o pintor. Perguntarei mais ao Google, caso venha a usar o quadro com os alunos.
Boas histórias! A da Branca de Neve parece muito interessante e fez-me lembrar um livro que tenho não sei bem onde, sobre versões modernas dos 'velhos' contos de fadas. Recordo-me de uma versão feminista do 'Capuchinho Vermelho' que me divertiu bastante... Tenho a versão Inglesa, que lhe poderei emprestar caso esgote as ideias :)

Abraços,

Amélia