sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Musidanças




Em novembro, o Bairro Alto abre as portas à lusofonia

O primeiro lugar em que Oriente, Índias, Áfricas e Áméricas se encontraram, recebe agora o festival das artes do mundo lusófono, o Musidanças. Guiné, Angola, Portugal, Cabo Verde e Moçambique reúnem-se no Bairro Alto para celebrar com ritmos a mestiçagem da língua portuguesa. O encontro está marcado para os dias 1, 2 e 3 de novembro no Teatro do Bairro, com apresentação na Fnac Chiado.

Para a sua 12ª edição, o Festival Musidanças traz ao coração de Lisboa uma mostra da nova geração de músicos que, apesar de serem provenientes de estilos diferentes, partilham algo em comum: a língua.

O festival arranca na Fnac Chiado com Tutim Di Giralda, um artista que tem vindo a revelar-se, através da voz da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira, como um talentoso e versátil compositor. Mas o seu dom
transcende a composição, e é por isso que se estreia agora também como vocalista.

Mais tarde os Cabace sobem ao palco do Teatro do Bairro para nos trazer um som que definem como “Afro-good-feeling”. É música carregada de vibrações positivas, que explora estilos africanos bem como géneros mais mainstream como a pop, o soul ou o reggae.

E se um moçambicano e uma caribenha se encontrassem no caldeirão étnico de Londres e decidissem criar música juntos? Foi o que fizeram Mohammed, rapper moçambicano e Sarina Leah, cantora de r'n'b caribenha. Em conjunto formam os Native Sun, um duo que mistura a língua portuguesa com a inglesa e une o hip-hop ao soul. Os Native Sun actuam no dia 2 de novembro, o segundo dia do festival.

E se foi no coração de Lisboa que tudo se misturou, é natural que existam ainda os ecos da história, que criaram novas tradições. No último dia do festival, os ATMA sobem ao palco e espalham pela sala o espirito lusitano. Através dos acordes da guitarra portuguesa e do fado, o grupo convida o público a uma viagem pelo mundo arábe e crioulo.

A apresentação do festival na Fnac Chiado tem entrada gratuita. No Teatro do Bairro, os bilhetes são diários e estarão à venda no local do evento, existindo a possibilidade de serem reservados. O valor de cada ingresso é de 8€.

A CP associou-se ao Musidanças no âmbito da sua estratégia de promoção do comboio como meio de transporte para viagens de lazer, e para além da oferta de condições comerciais vantajosas nos seus transportes, a empresa apoia a divulgação do evento.

Para além da CP, o Festival Musidanças conta ainda com o apoio da Fnac, do Teatro do Bairro, da Associação Jungleplanet, da Zoomusica, da NCS Entertainement e da WTG®Management.

Programação

1 de novembro (Quinta-feira)

18h30 - Fnac Chiado
Apresentação do Festival Musidanças com Tutim Di Giralda

23h00 - Teatro do Bairro
Cabace (Guiné Bissau/ Afro / Soul / Reggae)
Dj Quiné (Dj Set) (Afro World)

2 de novembro (Sexta-feira)

23h00 - Teatro do Bairro
Native Sun (Moçambique / UK / HipHop / Soul)
Eliza Sparks vs Sette feat Greyss (Dj Set) (Afro / Hiphop)

3 de novembro (Sábado)

23h00 - Teatro do Bairro
ATMA (Portugal/World Fusão)
Bob Figurante feat. Dublota Sound (Dj Set) (Reggae / Étnico)

Preço de venda ao público

Bilhete: 8€ ( à venda no local do evento, existindo a possibilidade de reservar).

Sem comentários: