quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Meu Amigo da Praia da Luz



Já lá vão 10 anos de conversas, cozinhados, cumplicidades e muitas, muitas gargalhadas… temos o ‘nosso’ bar onde, diz-se, costuma ir o Almodóvar  quando tenta passar incógnito por aquelas bandas e gostamos de jantar em esplanadas com vista mar!
Nunca casou, o Meu Amigo – ‘É uma pessoa sensata!’, dizem alguns, ‘Um desperdício!’, dizem algumas!
Mas  há coisa de 2 anos recebeu uma Herança! Ficámos todos abismados… primeiro era só um empréstimo, para o verão que estava a chegar! Quem vive na Praia da Luz , mesmo de frente para aquele mar sem fim, está sujeito a receber empréstimos destes! Sobretudo no Verão! Lembro-me de ter avisado o Meu Amigo sobre o que representava um empréstimo daqueles para um homem livre como ele :’Cuidado com o que vais fazer, olha que vais passar as férias de Verão a trabalhar… e no duro!’. Mas o meu amigo, generoso como só ele sabe ser, não deu ouvidos a ninguém (ai! e ainda bem) e lá resolveu aceitar o empréstimo! Findo o Verão, o empréstimo transformou-se em Herança! E Oh!, que Herança: a Maria, o Tiago e o Gonçalo! Os pais deixaram de ter possibilidades de os criar e o Meu Amigo da Praia da Luz, que nunca casou, nem teve filhos, tornou-se o ‘pai’ mais carinhoso e dedicado de 3 pré-adolescentes  que todos nós, que somos seus amigos, vamos ajudando a crescer! 



Fotos de Pedro Domingues
Texto de Amélia Oliveira



10 comentários:

luis santos disse...

...mas pelos vistos ainda tem tempo para nos brindar com belas fotografias. E, depois, a Praia da Luz tem luz, que eu vi. Belo texto.

Parabéns aos autores e Abraço.

Anónimo disse...

Muito belas as fotografias... quase conseguimos sentir o cheiro do mar e o aquecimento suave trazido pelo nascer do sol... Parabéns ao fotógrafo!

Unknown disse...

Parece que temos também a Maria, o Tiago e o Gonçalo para juntarmos ao "nosso" Tony. Eu gosto do seu jeito de escrever coisas importantes de forma simples...
Gosto - bastante - do modo como a sua escrita nos faz conhecer momentos e pessoas. Não é uma coisa só por ser... Acho, sinceramente, que deve continuar a escrever... eu terei todo o prazer em continuar a ler.
Parabéns

Lembrei-me, ao ler a sua história, que é preciso uma aldeia toda para educar uma criança. E acho que fiquei também um bocadinho amiga do seu amigo.

Anónimo disse...

Obrigada ao Luís Santos por ter gostado do texto - foi uma honra escrever no Estudo Geral, onde tinho lido textos de grande qualidade!

Amélia Oliveira

Anónimo disse...

Teresa, agradeço-lhe sem fim as suas palavras de incentivo!
Também o seu comentário me trouxe à memória um excerto de um poema de Pessoa: 'Grande é a poesia, a bondade e as danças.../Mas o melhor do mundo são as crianças'.

Um abraço!
Amélia Oliveira

Anónimo disse...

Na resposta ao comentário do Luís Santos deverá ler-se 'tenho' e não 'tinho', naturalmente!
Amélia Oliveira

MJC disse...

Também eu gostei desta nova participação no Estudo Geral.
Texto "desempenado" e fotos lindíssimas.
Oxalá seja para continuarem.

Manuel João Croca

Anónimo disse...

Obrigada, Manuel João! Suponho que 'desempenado' seja uma coisa boa, uma vez que é o oposto de 'empenado', o que não é lá muito bom??
As fotografias são, de facto, muito boas! Há muita luz na Praia da Luz, como comentou o Luís Santos...
Agradeço as suas simpáticas palavras! E o ter gostado!

Amélia Oliveira

MJC disse...

Cara Amélia Oliveira, boa noite.

às vezes "espalho-me" um bocado nos adjectivos.

O que quis dizer foi:

. gostei de ler o seu texto;
. gostei das fotografias;
. gostaria muito continuar a disfrutar da participação da dupla no EG.

Porque gosto da luz que daí vem.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Manuel João, nada melhor do que 'espalharmo-nos' nas palavras - é aí que reside a magia da leitura, o imaginar o que o 'outro' quis dizer e, no fim, simplesmente encontrar significados nossos porque o que lemos é a nós que pertence, não mais a quem escreveu!
Obrigada, mais uma vez, pela simpatia das suas palavras.
Amélia Oliveira