segunda-feira, 8 de abril de 2013

REAL... IRREAL... SURREAL... (23)


Moulin da Galette, Renoir, 1876
Óleo sobre Tela, 131x173cm


NEM SEI

E os que dizem obrigados, prontos e menza
e atenção arterial, e gostastes, e fizerem.
E vizinha, já tem tudo?
E ó miga, deixa lá.
Metem-me cá uma raiva!
E os que nunca dizem nada…

E aqueles que em conversa
Já fizeram sempre tudo
Já viram todos os filmes
Já foram a todo o lado
E conhecem os autores, já ouviram falar deles.
Metem-me cá uma raiva!
E os que nunca viram nada…

E a gente que não lê
E os que não ouvem música
E os que vêem só novelas.
E os que nunca percebem?
Metem-me cá uma raiva!
E os que nunca sabem nada…

E os gajos que escrevem, suponho que poesia,
mas nunca leram um livro…

Ou aqueles que só pintam coisas lindas?

E os outros?
Metem-me cá uma raiva!

E os das máximas pra hoje
E do bom fim de semana
E do beijinho amiga
E das outras coisas óbvias.
Metem-me cá uma raiva!
E os que não querem pensar
E acham estar tudo bem
E não dizem o que pensam.

E os que não pensam sequer?

E que estão sempre de acordo.
E os que nunca fazem nada…

Metem-me cá uma raiva!
Se calhar são como eu.
Se eu mandasse…
Se eu pudesse…

Mas prontos, não posso…  

Maria Teresa Bondoso

2 comentários:

Amélia Oliveira disse...

Bom dia, Teresa e António!

Ai Teresa, que eu hoje também Nem Sei... Nem sei que diga, porque ando sempre neste dilema: 'Mas esta mulher escreve tão bem... não sei se gosto mais da sua poesia ou das suas histórias, que também são poesia!' (e vou deixar de fora os cozinhados, senão então é que Nem Sei mesmo!!!).

E 'prontos', olha, quem me dera que mandasses...

Beijinhos, querida amiga! Que bom ler-te!


António,
Como hoje não me apetece lá muito trabalhar (há dias assim), quem me dera estar de passeio pelo Moulin de la Galette, num daqueles vestidos e chapéus maravilhosos, deambulando simplesmente...

Abraço e boa semana!

Amélia

CIDE disse...

Fiquei com raiva. Raiva dos sabem tudo, viram tudo, conhecem tudo...