segunda-feira, 22 de abril de 2013

REAL... IRREAL... SURREAL... (25)

Mulher ao Espelho, Picasso, 1963
     Óleo sobre Tela, 116x89cm

SOU EU

Gostava de ser melhor.

Mas vou à frente de mim
Sem chegar ao que preciso
Para cumprir o meu ser.
Este ser que me apetece.
Este ser em que acredito.
Este ser que não alcanço
Por ir à frente de mim
Sem nunca me acompanhar.

Gostava de ser melhor
Gostava de a mim chegar.

Eu não sou o que desejo
Eu desejo o que não sou.

Estranho rodopiar.

Sem conseguir apanhar
Esta pessoa que vejo
Fugir da outra pessoa
Que teima em cá ficar
E não consegue chegar
Nem perto do que sonhei
Nem longe do que fiquei.

Para cumprir o meu ser
Gostava de ser melhor.
.
Serei duas ou nenhuma?

Sou eu.
E é por ser
Que não sou.

Maria Teresa Bondoso

4 comentários:

Amélia Oliveira disse...

Olá Teresa e António!

Teresa, que bom o seu poema de hoje! Tão fácil de entender, tão verdadeiro, tão Nós! Somos tantos num só, neste 'estranho rodopiar' de papéis que vamos representando, fugindo-nos algumas vezes... mas nem sempre! E é maravilhoso quando, às vezes, nos alcançamos e ganhamos alento para correr atrás deste desejar ser o que não somos -de novo!

António, esta semana nada de Picasso (vou ter que me conter...) - a gramática está na ordem do dia! :)

Abraços Primaveris a ambos!

Amélia

MJC disse...

Também gosto muito.

Como diria o Herman Hesse, "nunca ninguém em tempo algum se consegiu tornar absolutamente coerente com o seu interior".
Contudo, é nessa procura que nos vamos construindo.

Um abraço.

Manuel João

Luís F. de A. Gomes disse...

A inquietação que a pluralidade do ser nos deixa, quando dela nos conseguimos aperceber.

Há quem morra sem ter sido um.

Luís

Unknown disse...

Obrigada, António, pelo emolduramento das minhas palavras e obrigada Amélia, Manuel João e Luís. Por sermos tantos num só, a procura... por desejarmos a coerência, podemos ser... ao fim e ao cabo, é na imperfeição que se manifesta a nossa humanidade.