quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

teatro.politecnico


a minhas actrizes,Inês, Daniela, Liliana. Mara. Elaine, Sara. Lara, Oriana
a propósito do significado de violência hoje em Portugal e Brasil.
de diversos textos de Peter Weiss,


 acaricio-te prudentemente as ancas e as costas
Que vão nomear tribuno e ditador
O patife quer-nos fazer crer que o terror será breve
Mas nós sabemos de langulusa, Lages
Nós sabemos de Guatamalo
Nós sabemos que os seus propósitos
São a violência e a anarquia
A confusão e violência
Ah Querida e doce Solange, beijo-te devagar o umbigo
Regressa para o meio das tuas piedosas amigas
E recomeça a tua vida de oração e clausura
Porque ninguém desta gente dará razão a este amor
não  acaricio o seio de Solange. Esta mantém o mesmo ar ausente e não se mexe.)
Falas de Marat
Mas quem é Marat
Um bandido vindo da Córsega, perdão da Sardanha
Seja quem seja quem  é que o ouve
Senão o canalha
Esse Marat não é perigoso
de novo as suas mãos apalpo as ancas da minha pretinha. Os quatro cantores ocupam o seu tempo em variados jogos populares, a pedrinha, os truques de cartas, o dominó
solange salta subitamente lúcida e com energia)
 estás a tentar experimentar-me
Mas eu sei muito bem o que tenho para fazer
tenta libertar-se do abraço
As duas freiras intervêm e afastam as mãos
Parte para Caen
Onde Barboroux e Buzot precisam de ti
Vai parte hoje mesmo foge
Não esperes pela noite
Será tarde demais
 querida o meu lugar é aqui
ajoelha-se e abraço-lhe as pernas
Como poderei deixar a cidade em que sei que tu estás  querida o meu lugar é aqui
abraça-lhe fortemente as ancas

Mayence está cercada pelos Prussianos
Condá e Valenciennes foram tomadas pelos Ingleses
                                                    fico muito inflamado,Muito inflamado e acariciando Solange fortemente
Não Solange
Já não podemos durar muito
Esses fanáticos oportunistas
Tipos sem envergadura sem cultura
Não Solange eu fico
(Aperta-se contra ela e põe a cabeça sobre as suas coxas)
E esperarei pelo dia
Em que possamos finalmente
Proclamar de novo a palavra Liberdade


José Gil,e outros



Sem comentários: