sábado, 15 de fevereiro de 2014

Avaliação dos Municípios do Distrito de Setúbal no Ranking dos 308 municípios portugueses


Caras amigas e caros amigos:

Conhecem este ranking dos 308 municípios nas vertentes: Investimento (Negócios) / Turismo (Visitar) / Talento (Viver), publicado em 2014 pela Bloom Consulting?

Vejam em que posição relativa fica o vosso município, quer na Península, quer no Distrito de Setúbal (ou noutra zona, se for o caso).
Abaixo apresento a lista organizada dos 9 municípios (Península) e dos 13 municípios (Distrito de Setúbal) que retirei e tratei a partir do PDF do Bloom Consulting (que vai em anexo).

Sobre a empresa Bloom Consulting:
«Ao longo dos últimos dez anos a Bloom Consulting tem desenvolvido diferentes estratégias de «Country», «Region» e «City Branding» por toda a Europa, EUA e Brasil, trabalhando especificamente para diferentes líderes políticos e ministérios com o objetivo de gerir a marca de cada território como um ativo económico e político.
Sediada em Madrid, a Bloom Consulting possui ainda escritórios em Lisboa, São Paulo e Los Angeles. Merecedora de reconhecimento por parte dos principais meios de comunicação internacionais, a Bloom Consulting, bem como o seu CEO, José Filipe Torres, um dos 3 principais especialistas mundiais no desenvolvimento de estratégias nesta categoria (fonte: countrybrandingwiki.org), têm surgido recorrentemente em inúmeros artigos de publicações tão prestigiadas como o jornal The Economist, a revista Forbes ou a CNN.
A Bloom Consulting publica anualmente o Bloom Consulting Country Brand Ranking ©, onde mais de 220 países são analisados relativamente à sua «Country Brand».
Com base neste know-how, a Bloom Consulting desenvolve, pela primeira vez o Bloom Consulting Country Brand Ranking ©, projeto onde a eficácia de cada um dos 308 Municípios portugueses foi avaliada e classificada de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver).
Nunca um ranking tão completo e detalhado foi desenvolvido para todos os municípios portugueses.»

Distrito de Setúbal
Municípios
Posições relativas entre os 308 municípios
1.º - Setúbal
13.ª posição
2.º - Almada
18.ª posição
3.º - Sesimbra
28.ª posição
4.º - Sines
29.ª posição
5.º - Seixal
44.ª posição
6.º - Montijo
46.ª posição
7.º - Palmela
58.ª posição
8.º - Alcochete
70.ª posição
9.º - Grândola
79.ª posição
10.º - S. do Cacém
85.ª posição
11.º - A. do Sal
130.ª posição
12.º - Barreiro
177.ª posição
13.º - Moita
229.ª posição

 Manuel Henrique Figueira



3 comentários:

Anónimo disse...

Interessante a tabela e muitissimo interessante o documento a que o texto faz referência - não só para se compreender como se obtêm os resultados mas, e sobretudo, para que se tirem daí as devidas ilações.
O que me parece (após uma leitura um pouco ‘diagonal’) e atendendo aos países que estão no topo da lista como os mais atractivos (tendo em conta as 3 vertentes analisadas) é que, para além de não nos sabermos governar, também não sabemos ‘vender’ o que temos de único. No que respeita ao Turismo, há muito que ‘Sol&Mar’ já não vendem – temos, contudo, muito mais para oferecer. Será altura de os Munícipios apostarem no City Marketing , mais ainda neste tempo de ‘vacas magras’. E de aprendermos a ‘vender’ o que temos de único, enquanto país. Refira-se, a título de exemplo, a forma como os Ingleses ‘vendem’ a sua língua nas universidades que acolhem um número elevadissimo de estudantes para cursos de Verão, pagos a ‘peso de ouro’ - por cá as Universidades, espaços físicos de grande excelência, são, indubitavelmente, espaços sub-aproveitados, pertencentes a todos nós, que os mantemos financeiramente… Tantos exemplos caberiam neste espaço – a forma como o governo Chileno apostou no marketing dos seus vinhos que podemos, actualmente, encontrar em qualquer parte do mundo em grande variedade e maior ou menor qualidade, e a preços com os quais não conseguimos competir apesar da grande qualidade e da particularidade das nossas castas, etc, etc, etc…
Em última análise, não me parece que o problema do nosso país seja de falta de qualidade em si, mas sobretudo de falta de qualidade de quem ocupa os lugares decisores nos diversos sectores da governação – e se ainda há pouco tempo se ouvia o discurso do ‘orgulho do que é Português’, quer-me parecer que, neste momento, existe um retrocesso nesse discurso, o que tem dado lugar a um certo desânimo… e a ‘rankings’ menos favoráveis.

luis santos disse...


O Estudo parece-me ser de inegável interesse. Vivendo eu no Município da Moita não posso deixar de assumir a minha quota parte de responsabilidade. Certamente que não serão só os responsáveis políticos que deverão assumir a triste posição que ocupamos no quadro, embora lhes caiba uma parte significativa dos fraquíssimos resultados. Há que saber rentabilizar, e não só financeiramente, aquilo que de melhor temos no Concelho. O património histórico e natural estão, como sabemos, sobejamente subaproveitados, mas há mais, muito mais.

MJC disse...

Parafraseando o Mário de Carvalho, creio que "seria bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto."

Abraços,

Manuel João Croca