quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

D'ARTE - CONVERSAS NA GALERIA
 
3ª Série - 08
 
PINTURA
 
Fátima Romão






“Versus”

 
As obras apresentadas na sua globalidade assumem o título “Versus”, remetendo-nos a um universo dinâmico e contraditório em termos de formas, cor e nuances, explorados com base na reformulação de conceitos.
Procurando transportar o imaginário da artista ao subconsciente de quem as contempla, ambos são induzidos ao mesmo espaço onírico – versus quotidiano comum a todos os seres, camuflado por imposições socio-económicas que nos induzem a falsos valores e estereotipos.
Presentemente a “fantasia” confunde-se com a realidade, proliferando a irracionalidade de uma sociedade em que os sentimentos e eminentes acções são “versus” humanidade.
As obras, consequência de várias vivências em períodos distintos da vida da artista, iguais ou idênticas a muitos de vós, procuram provocar sensações aparentemente ilusórias e subjectivas,  em que os sentidos despertados (ou não) buscam no observador a sua verdadeira essência.
Versus realidade! Ou Versus objectividade imposta pela actual realidade?
A resposta está em si...
 
Mesmo que lhe sejam indiferentes, procure, explore o seu olhar, questione, liberte os sentimentos  e obterá o título das obras.
 
Texto do catálogo da Exposição Individual "Versus"/ Autora: Fatima Romão
 
 
 
Fatima Romão é natural de Lisboa (1963), viveu até aos 18 anos no Algarve.
Tendo sido criada junto ao mar e habituada a conviver directamente com a natureza, a luminosidade e volumetria da mesma está sempre patente nas suas obras em termos criativos, assim como a busca de novas sensações e espaços pictóricos, em complemento com a sua paixão pela música e pela dança.
 Licenciada em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, leccionou (1987 – 1995) as disciplinas de Educação Visual / Desenho / Arte e Design no Ensino Secundário Oficial.
Sócia fundadora da Artesfera - Associação de Artistas Plásticos  do  Barreiro ,  participou como designer  em vários projectos de divulgação cultural e artística, nomeadamente no projecto “Criar a partir da Sucata” do Instituto de Reinserção Social / Projecto Vida (1995); Ciclo de Conferências sobre “Arte e Indústria” no Auditório da Bib. Munic. do Barreiro (1996); projecto de intercâmbio cultural entre Portugal e a Eslováquia - “Barreiro / Bratislava” (1998).
Autora de vários textos sobre arte para catálogos, imprensa regional e rádio, ilustrou o livro de poesia “Um Sonho chamado Liberdade” de Sousa Pereira (1991), realizando os projectos do Troféu da Comunicação Social - “Barrind89” (1989) e do Troféu “Solidariedade” da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (1996).
Formadora dos cursos de Desenho e Pintura das Oficinas de Arte da  CACAV,  em A. Vedros.
Prémios:
1991 – 1º Lugar / Prémio Logotipo “CUP”- Centro de Utilidade Pública e Ecológica do Barreiro
1995 – 1º Lugar / Prémio de Pintura “Artesfera” - III Exposição Anual da Artesfera  -  Bib. Munic. do Barreiro.
1996 - Menção Honrosa / Prémio de Desenho Américo Marinho - Galeria Munic. Barreiro
1997 - Seleccionada para a Exposição / Prémio Vespeira (C. M. Montijo).
 
 

Sem comentários: