sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Livros d'África




JOÃO TEIXEIRA DE VASCONCELOS (1882 – 1964, Amarante)

“O Dr. Jaime de Morais, empenhado na ocupação do distrito do Congo, encarregou-me, no ano de 1914, pouco depois de rebentar a guerra, de montar o pôsto de Sacandica, sob o paralelo vinte e dois, junto à fronteira belga.”

Este é o primeiro parágrafo de um extraordinário livro (que já justificava uma reedição) sobre as memórias angolanas de um dos cinco irmãos nascidos na Quinta de Pascoaes em Amarante (casa cujo nome foi adoptado para pseudónimo literário do irmão mais velho, o poeta Teixeira de Pascoaes), intitulado “MEMÓRIAS DE UM CAÇADOR DE ELEFANTES”, publicado em 1924 pelas Edições Maranus.

A sua ida para Angola deve-se ao espírito irrequieto e brigão que o caracterizava. Por não concordar com as praxes estudantis, quando entrou para a Faculdade de Direito em Coimbra, agarrou num pau e abriu a cabeça a onze estudantes. Como resultado foi parar à cadeia. O seu avô, governador da cidade, castigou-o enviando-o para África, para uma plantação de borracha de uma companhia inglesa em Angola, para que “refrescasse as ideias”. Tinha 19 anos de idade.

Foi quando se instalou em Sacandica “junto ao rio Cuilo, uma região de morros, (…) húmida e fértil, onde predominam as grandes florestas” que se tornou caçador de elefantes. “Seduziu-me sempre a vida aventureira, as longas divagações através da selva africana, onde o perigo e o imprevisto exercem sobre nós uma força de atracção à qual se não resiste. Não há como a caça para se poder viver em África uma vida de grandes sensações.”

Regressou a Portugal oito anos depois por causa da morte do pai. Casou-se nessa altura deixando a esposa grávida para regressar a África, para reencontrar aqueles “silêncios lisos como uma planície”.

A sedução por África, “local de onde nunca se regressa” como um dia alguém tão bem escreveu, reflecte-se empolgadamente em todo o livro:
“Depois de marchas demoradas na floresta, a impressão que sentimos, ao entrar nas planícies, é de alívio, luz e liberdade. A floresta, húmida, morna, escura e asfixiante, enerva e deprime; a planície, descoberta e luminosa, alegra e tonifica. Na planície, respiramos livremente e o sol tem uma claridade deslumbradora. Mas o agradável da vida na planície é efémero, como todas as coisas boas. O sol já nos queima com uma insistência dolorosa. Começamos a ter sede e começa a faltar-nos a água. Correm-se léguas e léguas até se encontrar um rio, sempre através de carreirinhos fechados dum lado e do outro, onde o ar é parado e quente. Voltamos a sentir saudades da floresta. Em parte nenhuma como em África, só estamos bem onde não estamos, o que tanto facilita a vida errante e aventureira. É um bom remédio contra a inércia provocada pelo calor húmido que nos deprime.
(…) Como são agradáveis os primeiros minutos da manhã, nas planícies africanas! O ar é leve, respira-se bem e acaricia-nos uma impressão deliciosa de frescura. Mas tudo isto é um momento, porque o sol não se faz esperar; já expele os seus raios ardentes por toda a extensão indefinida: - capim e sempre capim, formando um tapete imenso até aos recortes verde negros das montanhas do Congo belga.”

De regresso a Portugal, aqui se deixou morrer embalado pela saudade de África. Não é fácil descrever o amor que se sente por uma terra, por um local, mas este Autor consegue-o muito bem!


Tomás Lima Coelho

1 comentário:

luis santos disse...


Quem diria que o Teixeira de Pascoaes, saudoso filósofo e poeta, tinha um irmão caçador de elefantes... Não deve ser fácil carregar com um peso daqueles.