segunda-feira, 3 de novembro de 2014

REAL... IRREAL... SURREAL... (104)

Flamingos no Rosário (Pássaros de Fogo) de António Tapadinhas
Acrílico sobre Tela, 25x56 cm



O que disse Ernesto Dias Jr. (28.Out.2008)
Sou, meu caro Tapadinhas, um maníaco visual. Desses que não podem fixar-se em uma nuvem, mancha de óleo, trinca na parede ou água na cortina do banheiro sem que surja do nada um coelho de uma orelha só, ou um vangogh com duas, ou uma dama do Império fumando charuto. Um tratado gestalt ambulante.
Nesse seu trabalho foi inevitável. Meu cérebro descolou-se dos efeitos e, fixo no céu à esquerda viu, primeiro, os dois olhos flamejantes no rosto oculto e depois monstros de montão. Há uma cabeça do Loch Ness com corpo e tudo. Entidades fantasmagóricas de corpos alongados, uma delas com olhos esquisitamente azuis em um crânio achatado.
Todas elas voltadas para os pássaros que não sabem o que espera.
Bem, mas você já sabia que eu não sou lá muito normal.

O que respondi:
Conforme salientei, fiquei admirado e agradecido com as observações que foram feitas na primeira vez que mostrei, numa exposição, o quadro "Pássaros de fogo":. Agora, o meu caro amigo, leva-me directo a J.M.W.Turner (1775-1851), pelos motivos que explicarei adiante. Durante a exposição, um apreciador (Luís F. A. Gomes), disse-me que o quadro lhe dava uma visão da natureza que, para ele, era como se a visse pela primeira vez, em todo o seu esplendor, uma sensação que tinha colhido numa visita a Londres, na Tate Gallery. 
Num quadro, "Moisés a Escrever o Livro do Génesis", de Turner, podem ver-se ou adivinhar-se serpentes, esqueletos de peixes,formas humanas, muitos rostos, braços, ombros,cabeças humanas e, claro, flutuando num mar de luz, Moisés. Se ainda não viu Turner, ao vivo e a cores :), vai adorá-lo: é grandioso, as obras são monumentais (literal e metaforicamente) e, nelas, estamos sempre a descobrir elementos novos.

António Tapadinhas

Sem comentários: