De que árvore florida chega? Não sei. Mas é seu perfume.

(Matsuo Basho)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mercúrio retrógrado em 2016


O planeta Mercúrio estará Retrógrado por 4  períodos em 2016:

05 de janeiro a 25 de janeiro de 2016
28 de abril a 22 de maio de 2016
30 de agosto a 22 de setembro de 2016
19 de dezembro a 08 de janeiro de 2017

O movimento retrógrado aparente de Mercúrio, planeta relacionado com a comunicação connosco próprios (interna) e com os outros (externa), indica geralmente uma fase de perturbação na comunicação: os contactos estão dificultados, toda a comunicação falada ou escrita pode dar lugar a mal-entendidos, os meios de transporte afectados, as telecomunicações (telefone, tlm, correio, e-mail, redes sociais, etc.) podem ficar deficientes ou mesmo avariadas. Os computadores, Ipad’s e Ipod’s, etc.   podem “pifar” sem se saber porquê e tentar formatar um computador nestes períodos não é muito boa ideia, pois podemos encontrar dificuldades imprevistas a que não estamos habituados.  No geral, os períodos de Mercúrio Retrógrado afectam a vida prática do dia a dia,  dificultam a comunicação, dão origem a mal entendidos, confusões e más interpretações, e convidam à reflexão e análise cuidadosa de tudo o que projectamos falado ou escrito. São períodos propícios à introspecção, revisão, análise e reavaliação. Desaconselha-se começar projectos importantes nestes períodos, tomar atitudes precipitadas e evitar cirurgias. De referir ainda que a acção de Mercúrio Retrógrado se faz sentir, embora mais diluída,  uns dez dias antes e dez dias depois do seu período de retrogradação.

O lado positivo de Mercúrio retrógrado:
Os períodos em que Mercúrio está retrógrado são bons para ler, pensar, estudar, investigar, rever ou retomar assuntos inacabados no passado:  Voltar a estudar algo que não compreendeu, concluir os projetos inacabados. Coisas do passado podem ressurgir, ficamos mais propensos a ter  insights ou também a iludir-nos com facilidade (aqui a fronteira é ténue). No fundo,  períodos com qualquer  planeta retrógrado são fases propícias à introspecção e reflexão.
Anote estes períodos na sua agenda, aproveite-os para relaxar e largar a necessidade de controlar, seja cuidadoso sobretudo com a forma como comunica e com o que diz, aceite os desafios como processos de aprendizagem e faça um bom uso de Mercúrio retrógrado!

Paula Soveral
Lisboa, 8 de Dezembro  de 2015

Sem comentários: