domingo, 5 de março de 2017

"Meditação e experiência do Real"


Fr. Laurence Freeman e Paulo Borges

Partilha e diálogo entre as visões e vivências de dois representantes da tradição cristã e budista sobre a relação entre meditação e experiência da realidade última. Seguir-se-á um debate com os presentes. Será também a oportunidade para um encontro inter-religioso e haverá uma meditação no final.
Laurence Freeman OSB é um monge beneditino da Congregação de Monte Oliveto e Diretor da Comunidade Mundial de Meditação Cristã, uma comunidade contemplativa ecuménica. Professor internacional, conferencista e líder de retiros, é o autor de muitos artigos e de livros que incluem: “O Ser Altruísta”, “Jesus: O mestre interior”, “Primeira vista: A experiência da fé” e “Campo da Beleza”.
É Diretor da Meditatio, o programa de divulgação externa da comunidade, que envolve o mundo secular nos temas Educação, Saúde Mental, Negócios, Dependência e Recuperação, Ciência, Meio Ambiente e Medicina. O Pe. Laurence tem conduzido diálogos e iniciativas pela paz como “O Caminho da Paz” com o Dalai Lama e é activo no diálogo inter-religioso com líderes de outras religiões. Ele recebeu a Ordem do Canadá em 2012 em reconhecimento ao seu trabalho em prol do diálogo inter-religioso e da promoção da paz mundial. O Pe. Laurence lidera o ensino da meditação cristã às crianças e aos estudantes, visando a recuperação da sabedoria contemplativa na Igreja e na sociedade em geral.
Paulo Borges é professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.
Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 43 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Realizou desde 1999 centenas de conferências, workshops, cursos e retiros de meditação e introdução ao budismo por todo o país. É autor de "O Coração da Vida" (guia prático de meditação).
- - - - - -
Organização: Seminário Permanente "Vita Contemplativa - Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea" do Grupo de Filosofia Prática do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa / Comunidade Mundial para a Meditação Cristã.
Apoio: Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III
Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa (Metro: Cidade Universitária)
Entrada Livre

Sem comentários: