sexta-feira, 6 de maio de 2011

CICLO DE ESTUDOS AGOSTINIANOS


A Escola Aberta Agostinho da Silva e a Associação Agostinho da Silva vão organizar um Curso subordinado ao pensamento de Agostinho da Silva. Durante cinco semanas que correspondem a outras tantas sessões, sempre á Quarta-feira e a começar no dia 11/05/2011, com Miguel Real, o Curso decorrerá até à segunda semana de Junho na "Casa Amarela", em Alhos Vedros.

As outras sessões do Curso serão leccionadas por Paulo Borges, Rui Lopo, António Ventura, Duarte Braga e Renato Epifânio, todos membros da direcção da dita Associação e a quem tem estado a cargo a recuperação e edição da obra de Agostinho da Silva, a partir do espólio legado.

O Professor Agostinho da Silva (1906-1994), figura ímpar da Cultura e da Língua Portuguesa, dividiu a sua vida entre Portugal e o Brasil, onde acabou por obter dupla nacionalidade. Amante da liberdade e contestatário da política fascista do Estado Novo, perseguido pela PIDE e expulso do Ensino quando, então, dava aulas no Liceu Nacional de Aveiro, acabou preso político no Aljube.

Sem encontrar outra saída para a sua vida senão o exílio, acabou por partir para o Brasil onde deixou uma obra imensa. Fundador de Algumas Universidades e Professor de outras como, por exemplo, em Brasília e São Salvador da Baía, nelas criou também, respectivamente, o Centro de Estudos Portugueses e o Centro de Estudos Afro-Brasileiros, este ainda em plena actividade.

Chegou a acessor para a política externa do Presidente do Brasil Jânio Quadros e leccionava na Universidade de Brasília quando um golpe militar conservador veio afrontar as mentes mais progressistas do país. Com o Brasil a andar para trás e com Portugal a andar para a frente, já que se anunciavalm os primeiros sinais de abertura política com a "primavera marcelista", em finais da década de 60, Agostinho decide regressar a Portugal. Afinal, o Estado esperava-o de forma reconhecida pelos imensos estudos que foi desenvolvendo pela educação e avanço do país.

No dia 9 de Maio de 1989 acabaria por vir a Alhos Vedros, a convite da Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros, participar nas comemorações do seu terceiro aniversário. Agora, passados vinte e dois anos, Agostinho da Silva regressa para a festa dos 25 anos. Como prenda nossa, fica a participação e o empenho no Curso que se anuncia. Aqui fica o Convite. Gostaríamos que participassem.

Pela Escola Aberta Agostinho da Silva
Luis Santos

2 comentários:

Temáticas Jurídicas disse...

Prezado amigo Luís,

Meus cumprimentos pela importante iniciativa, extensivos aos demais envolvidos em sua alvorada.

Um abraço fraterno!


Hidemberg

luis santos disse...

Amigo Hidemberg,

Muito Obrigado. Pena que não possa estar presente.

Abraço Geral.