sábado, 23 de março de 2013

Azulejaria Artística - Luas Musicais





Lua Punk

Luís Cruz Guerreiro
www.azulejariaguerreiro.com


1 comentário:

Luís Cruz Guerreiro disse...

Snifei um pouco de cola e já estou em condições de falar sobre o Punk Rock... mentira snifei foi o diluente que é muito mais potente :D

O Punk, significa em inglês, um individuo ou grupo de pessoas que não têm valor social, ou que são apenas empecilhos para que esta nossa linda sociedade ocidental não seja obediente e dócil como os carneiros que esperam pacientemente que os carniceiros os abatam sem muita dor nas têmporas e depois lhes cortem as goelas para que se possa guardar o sangue para gáudio palatar dos especialistas gastronómicos.

Em 1973 o "Glam Rock" dominava a cena musical... O Punk Rock até poderia ter seguido essa evolução, mas não foi isso que aconteceu.

O Glam Rock é uma cena muito britânica assim como o Punk Rock e aparentemente até que têm pontos em comum, musicais e estéticos.

A grande diferença é política...

Enquanto o Glam Rock tentava sair da onda psicadélica e tornar de novo rock o que tinha sido, uma forma de PoP (música popular standartizada), o Punk Rock em 1976 explodiu ou implodiu essas regras !

O "Do IT Yourself Bands" começou.

Começou por ser uma alternativa barata de contestar os grupos na altura que estavam sempre no Top 10, como agora. Nessa altura havia ainda editoras discográficas, como a EMI, imaginem...

Sim, é isso... O YES o Pink Floyd o Genesis, o Led Zeppelim... e aquelas coisas que vinham dos EUA, o Eagles e that kind of stuff... estavam sempre no Top of the PoPs porque tinham uma máquina comercial atrás extremamente poderosa e com tanto, tanto dinheiro que até criava grupos de Rock,como o Rolling Stones por exemplo que foram criados por uma editora rival à editora que tinha descoberto o Beatles !

O Punk Rock nasceu em 1976 e foi morto pela New Wave em 1979 :(

Mais informações aqui:
http://www.punkfm.co.uk/

L+G