domingo, 19 de maio de 2013



***

Os artistas, os escritores, dizem-nos segredos profundos
sobre quem somos.

*


Cartaz de Carlos Baptista (com M. J. Croca) 
a partir de fotografia de Edgar Cantante

Terminam hoje, domingo, com a apresentação – a cargo de Maria Dores Nascimento - do novo livro do nosso conterrâneo e Amigo Luís Filipe de Almeida Gomes, “Histórias da Margem Sul”, seguido de uma performance poética a cargo do Amigo António Tapadinhas os “Encontros de Primavera – 2013”, conjunto de iniciativas que pretendeu constituir-se como um espaço de reflexão colectiva e individual sobre a natureza, o propósito e o papel da(s) Arte(s) no arquitectar das sociedades.
O evento organizou-se em torno das ARTES PLÁSTICAS/PINTURA, do CINEMA, da MÚSICA e da LITERATURA.
Na primeira variante revelaram-se, através de exposição, os últimos trabalhos de PINTURA de dois artistas locais na geografia, já que no olhar se revelam bem mais universalistas, desde logo pelos universos revelados/partilhados. 


Pintura de Luís Delgado

No caso de Luís Delgado, e a partir de uma frase do celebrado impressionista francês Claude Monet “Gostaria de pintar como o pássaro canta.”, vem elaborando um caderno de esquissos (também patente na exposição) em que, privilegiando a técnica da colagem, realiza um conjunto de estudos que depois plasma na tela em óleos de grande beleza. 

Já em Celeste Beirão, somos convidados a penetrar no ambiente mágico e instigante das florestas, reinos de cor e sombras onde acedemos por trilhos que a artista criou para nós, tornando possível ao olhar, e restantes sentidos, o deslumbramento e o êxtase. Há quem garanta que se conseguem escutar os tambores e vislumbrar clarões de fogueira que arde numa clareira.



Pintura de Celeste Beirão


Para além destas exposições de pintura, realizou-se uma conferência subordinada ao tema “O Panorama Geral das ARTES PLÁSTICAS nos Séculos XX e XXI” proferida por Maribel Sobreira e Fabrícia Valente, arquitectas de formação e mediadoras culturais do CCB e Museu Berardo, muito enriquecedora e que premiou o tempo que lhe dispensámos.
Na área da MÚSICA privilegiou-se desta vez o Jazz. A sua comemoração fez-se a dois tempos. Primeiro, durante a tarde, através de uma conferência proferida por Iuri Gaspar, virtuoso pianista e professor na Escola de Jazz no Barreiro que nos falou das “Origens do Jazz, as Principais Correntes surgidas nos Últimos Cem Anos e os Intérpretes Mais Relevantes” e, confesso, muito nos foi revelado. À noite, fomos brindados com um magnífico concerto, responsabilidade de um sexteto da Escola de Jazz do Barreiro. A sala estava cheia, vibrante e tivemos de apelar à solidariedade do funcionário da C.M da Moita de serviço, para nos permitir prolongar a noite para além do horário inicialmente previsto.
O CINEMA marcou presença por via da projecção do filme de Phillipe Loiret, “Welcome”, que aborda problemáticas tão actuais como a emigração, a interculturalidade, a xenofobia,… Enfim, a relação com o “Outro” que nos permite completarmo-nos ou empequenecermo-nos. A escolha cabe a cada um.
A LITERATURA teve presença destacada. Com a apresentação do novo romance do escritor timorense Luís Cardoso – “O Ano em que Pigafetta Completou a Circum-Navegação” –, numa edição da Sextante Editora. A apresentação da obra esteve a cargo do seu editor e nosso amigo João Rodrigues. Seguiu-se um debate subordinado ao tema “Qual o Papel e Que Literatura Numa Sociedade em Crise” que contou com a presença, para além dos atrás referidos, de Sousa Pereira, Director do Jornal Regional “Rostos”.
O evento foi bastante proveitoso e, às muitas pessoas que nele participaram, decerto permitiu “ LIBERTAR O OLHAR, DESCOBRIR O SENTIR, CONSTRUIR A PALAVRA” , afinal o lema dos Encontros.
Quem não teve oportunidade de participar e gostaria, não desespere. Arranje um pouco de paciência e aguarde, porque, para o ano, provavelmente, terá oportunidade de participar nos “ENCONTROS DE OUTONO – 2014”. Assim a CACAV que organiza a iniciativa, tenha o propósito, a arte, o engenho e a energia para os concretizar.

 Manuel João Croca

5 comentários:

luis santos disse...

Tudo o que vi gostei. Parabéns. Venha a próxima edição. Abraços.

Diogo Correia disse...

Parabensss CACAV.

Como diz o Luís, venha a próxima edição ehehhe

Abraçoooo

Amélia Oliveira disse...

Parabéns! Os próximos Encontros serão no Verão? Que bela forma de se celebrarem as estações do ano...

MJC disse...

Ainda bem que todos gostaram.
Eu também.
Deveras.
Tanto que, como se trataram de Encontros de reflexão em torno de..., vou já pôr-me a reflectir para ter assunto para poder participar nos próximos.
Sondando a organização constou-me que, talvez, lá para o Outono de 2014.

Abraços.

Anónimo disse...

Obrigada...por tudo.