quarta-feira, 1 de maio de 2013

Versículos




Alimentação

O homem é um tigre
com uma Costela vegetariana.
O Futuro.


Luís Santos


16 comentários:

Anónimo disse...

'Somos aquilo que comemos': ficou-me a velha máxima de um período longínquo em que segui uma dieta macrobiótica, à qual se deve ir acrescentando outras coisas, que também nos fazem Ser. Contudo e numa época em que uns morrem de fome porque outros morrem de obesidade, é importante a reflexão.
E depois, tigres com costela vegetariana ou vegetarianos com costela de tigre? Onde nos levará o Futuro?

Anónimo disse...


...ouvi dizer que o futuro não existe, talvez seja uma expressão num sentido figurativo. Por isso, assim sendo, não precisamos dele para ir a lado nenhum e ficam as outras coisas que também nos fazem Ser. Ora, como acreditamos que (também) "somos aquilo que comemos", então, para Ser há que cuidar da alimentação. Por nós, potencialmente vegetariana, já que lhe vamos acrescentando muitas outras coisas. Mas se, potencialmente, lá vem outra vez a História do Futuro, título a que Padre António Vieira deu a livro seu. Refletimos sim, e sobre a obesidade e a fome é mesmo bom que se reflita. Boa sorte.

Anónimo disse...

Caro Anónimo #2:

Provavelmente essa questão de o futuro não existir até nem será em sentido figurado - se calhar, agora que penso nisso, só existe mesmo o Aqui e o Agora... mas não vá estarmos errados, o melhor será mesmo cuidarmos do Ser - o que passa, necessariamente, pelo cuidado com a alimentação - do corpo e do espírito (já que se trata de um comentário a um 'Versículo', não poderemos deixar de fora essa vertente espiritual). Aliás, este versículo merecia um comentário bem mais aprofundado do que o que aqui se fez, que se ficou apenas pelo literal! Mas isso daria umas boas páginas de escrita e reflexão... Boa noite!

MJC disse...

O futuro, que será aquilo que todos construirmos, terá de ser forçosamente diferente da forma como hoje vivemos.
Porque tem de ser.
Os recursos não são ilimitados, o planeta não é infinito.
Também na alimentação que terá de ser mais equilibrada, melhor distribuída, mais sustentada.
E, já agora, mais saudável também.

Manuel João

Anónimo disse...


Existe o "eterno momento" n'est pas? O Aqui e o Agora, o Antes e o Depois, ou seja, Tudo... e o Nada também. Agora, umas boas páginas por um versículo? Está trocado. Bom Dia.

luis santos disse...


Então, diremos que o futuro existe e não existe. Depende da perspetiva. Está sempre tudo a ser diferente, momento após momento. Será que o Universo é infinito? Daqui a uns tempos o planeta vai ser necessariamente uma outra coisa, mais às escuras...De resto, acho boa a ideia de termos a "casa" arrumada e saudável! Como sempre o ponto de con-versa está em saber o que é uma alimentação "mais saudável", e aqui volto ao versículo: o futuro será (quase) radicalmente vegetariano.

MJC disse...

É curioso, em 6 comentários 4 são de anónimos(+/- 70%).
Se calhar no futuro o mundo será habitado totalmente por seres anónimos.
Será isso melhor?
Também não sei se o Universo é infinito mas o planeta sei que é finito e que, portanto, tudo deverá ser melhor arrumado, os recursos melhor distribuídos.
Também sei que, para mim, para uma alimentação mais saudável o vegetarianismo deverá ocupar um papel mais dilatado.

Abraços.

Manuel João

Anónimo disse...

'Umas boas páginas', porque ficou a simbologia por abordar, 'n'est-ce-pas'? E que nos pode remeter para outras leituras e, logo, comentários bem mais extensos porque mais aprofundados, uma vez que se mexe com símbolos. E os símbolos são 'mundos' fascinantes, que nos transportam para outras dimensões, reais ou imaginárias, ao mesmo tempo que para outras culturas! Só o facto de o autor do versículo ter referido a 'Costela' do 'Tigre' já daria 'pano para mangas'...
Bom Dia!

Anónimo disse...

PS - ainda a pensar nas 'páginas de escrita', diria que é espantoso o que se pode escrever a propósito de Tudo ou de Nada... Se os Editores resolverem, um destes dias, editar simplesmente uma página em branco, talvez tenham boas surpresas - deixo o desafio ao Conselho Editorial do EG!

luis santos disse...


Sim, é curiosa a dilatada percentagem de anónimos. Mas como sabemos, tem vezes que vale mais um anónimo do que muitos identificados.
Aquele Abraço.

Anónimo disse...


O desafio está aceite. Um destes dias vai aparecer uma mensagem de página em branco para ser preenchida por anónimos. Será o 3º livro coletivo do Estudo Geral, só que desta vez sem identificação e sem ordem de escrita. Escreve quem quiser, quando quiser, e depois logo se vê no que dá. Radioso o Futuro.

Anónimo disse...

Não sei se já existia o 'Projecto Página e Branco' :) , mas se não existia agradeço ao EG o ter aceite a sugestão! E que seja Radioso o Futuro (caso exista)!

Anónimo disse...


O "Projecto Página em Branco" ainda não existia! O que existiu durante bastante tempo foi a escrita de "Livro Coletivo", onde participavam todos os membros do Conselho Editorial e que deu dois livros, embora o último ficou sem remate final... Mas este "Projecto Página em Branco" é diferente, porque para já escreverá "quem quiser, quando quiser, sem ter de se nomear". Veremos se terão de existir outras regras para lá destas... De qualquer forma, o futuro será sempre de todas as cores.

MJC disse...

O meu comentário não pressupõe qualquer juízo de valor entre valer mais ou menos e por mim não tenho nada contra.
Faz parte de ser um espaço de liberdade como, muito bem, o EG é e deve continuar a ser.
É uma simples constatação, e a tendência mantém-se.
Deverá haver razões para isso.
Já quanto ao futuro ser de todas as cores acho que é uma expectativa positiva e mais vale ser positivo do que negativo. Eu também desejo que assim seja.
Já quanto ao projecto página em branco, até é capaz de ser giro um projecto colectivo de anónimos, embora eu me abstenha de participar .
Agrada-me mais que essas coisas tenham rostos.

Mas lá que o EG está bem vivo isso parece-me evidente e por mim fico muito contente.
Abraço.

Manuel João

estudo geral disse...


Como o Conselho Editorial terá reunião no Domingo proponho que o "Projeto Página em Branco" acresça na Ordem dos Trabalhos. Abraços.
Luís Santos

Felicidade na Educação disse...

O agora pode ser um feliz futuro não indigesto... se o respeito pela vida do outro se apresentar na livre alegria de co-existir entre-seres (que poderá ser também em branco.)