quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

D'ARTE - CONVERSAS NA GALERIA
 
(3ª. Série) - (02)
 
FOTOGRAFIA
 
Edgar Manuel Cantante
 
 
 
"Mais do que um símbolo"
 
Tal como os nossos antepassados que nunca se resignaram e partiram, nas condições mais adversas, à procura de novos mundos para espalhar as suas crenças, sentimentos e ambições, a Cruz que também é vida, pode simbolizar que, do alto da colina, olhando o horizonte com uma visão sábia, justa e fraterna, é possível ultrapassar os desafios que se nos colocam e fazermos prevalecer os valores e princípios universalmente consagrados que alguns nos tentam retirar.
A este propósito, penso ter cabimento, a frase de Cesário Verde, «e se eu não morresse nunca e eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas».
(Obs: Foto tirada em abril 2013, na Serra da Arrábida)
 
Edgar Cantante
 
* * *
Edgar Manuel Almeida Cantante, de 58 anos, natural e residente em Alhos Vedros, iniciou a sua atividade profissional em 1977 na Quimigal e posteriormente trabalhou na Cimpor na área comercial.
Tirou o curso comercial na Escola Alfredo da Silva, onde pertenceu à direção da 1ª. Associação de Estudantes pós 25 de Abril (ano letivo 1973/1974). Estudou igualmente no Liceu do Barreiro onde concluiu o curso complementar ( antigo 7º. Ano dos Liceus), tendo pertencido ao Conselho Diretivo em representação dos Alunos.
No decorrer da sua atividade profissional foi trabalhador-estudante, em regime pós laboral, no curso de Direito- Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito de Lisboa.
Como dirigente associativo iniciou a sua colaboração aos 15 anos na comissão cultural da Academia, tendo passado pelos corpos sociais da Pluricoop, pela direção da Velhinha e da Cacav. É sócio fundador da Cacav  e da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita. Atualmente é membro da direção da Cacav e pertence à Comissão alargada de proteção de crianças e jovens do Concelho da Moita ( CPCJ ).
Como Autarca pertenceu à Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros em 2 mandatos (1997/2001 e 2001/2005), à Assembleia Municipal da Moita também em 2 mandatos (2005/2009 e 2009/2013) sendo atualmente vereador eleito nas últimas eleições autárquicas pelo Partido Socialista.
Foi membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas José Afonso de Alhos Vedros na qualidade de representante da comunidade.
A fotografia sempre foi uma paixão e motivo de ocupação nos tempos livres. Embora sem formação Oficial específica, tem frequentado cursos amadores de iniciação à fotografia promovidos pela Cacav. Participou em algumas exposições colectivas, assim como em vários workshops e foi premiado na Maratona Fotográfica da Cacav  realizada em 2006.
Em 2013 realizou uma exposição individual de fotografia (“A Procura da Luz”) na Biblioteca Municipal José Afonso em Alhos Vedros.

6 comentários:

A.Tapadinhas disse...

Nem a propósito! Hoje vi este documentário
"Arrábida da Serra ao Mar" versão de 12 minutos do documentário, realizado por Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, com a narração de Eduardo Rêgo."
que partilho no FB do Estudo Geral.
Uma maravilha, quero dizer, duas maravilhas: D´Arte e documentário!

Abraço

luis santos disse...


Também estou a gostar da nova série. Relevo a foto e os cuidados gráficos. Parabéns aos autores.

estudo geral disse...

Da Arrábida se poderá dizer: "e o Paraíso aqui tão perto", embora o perto seja, ainda assim e no caso, ainda longe demais. A Arrábida justifica uma frequência bem mais assídua do que aquela que lhe dispenso. Enfim, quem fica a perder sou eu.
Quanto à nova série da D'Arte creio que se está, por si própria, a justificar a pertinência da sua continuidade. Como é lógico aliás, ou não fosse a nossa velhinha terra um viveiro de artistas que merecem ver a sua obra divulgada.

Abraços.

Manuel João Croca

Anónimo disse...

Grande curriculum de uma excelente pessoa.
Tem sido uma vida cheia de atividade cultural e associativa.
Os meus parabéns e o meu / nosso agradecimento por tudo o que o Edgar fez pela comunidade a que pertence. O maior exemplo disso tem sido a sua dedicação efetiva à CACAV.
Obrigado!
Luís Mourinha

Anónimo disse...

O maior exemplo disso tem sido a sua dedicação efetiva à CACAV, à qual dedicou os últimos 30 anos.
Obrigado!
Luís Mourinha

Anónimo disse...

O maior exemplo disso tem sido a sua dedicação efetiva e afetiva à CACAV (Círculo da Animação Cultural de Alhos Vedros).
Obrigado!
Luís Mourinha