quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Editorial


por Luís Santos



Este mês, no dia vinte e três, o “Estudo Geral” fará quatro anos de existência. Começa a ser um tempo de vida interessante para uma simples revista multimédia, em formato de blogue, que todo o santo dia vai insistindo em anunciar-se.

Nestes quatro anos, pela primeira vez, decidiu o nosso “Estudo” sair em editorial, e cá está ele.

Ao lembrarmos aqui o Rei D. Dinis, e logo por acréscimo a Rainha Santa Isabel, pois que foi ele o fundador de um outro Estudo Geral, pensamos sobretudo nele como “o plantador das naus a haver”, como sabiamente o designa Fernando Pessoa na sua Mensagem, caminho de poetas em terreno firme naquilo que é Portugal a renascer, e na história da Língua Portuguesa que foi, e vai, ao mundo.

Ou, quando Agostinho da Silva enquadra o seu culto popular do Espírito Santo numa Ilha dos Amores, não fora o velho do Restelo, é ainda da renascença portuguesa que se fala; tal como, naquela História do Futuro profetizada por Padre António Vieira, a partir de inspiração bíblica. Afinal, onde tudo se pode resumir a um Império de amor e serviço, valorizada que foi uma consciência cósmica, ou seja, aquele singelo momento sem tempo e nem espaço, em que se é, em que são todos.

O luso-brasileiro Agostinho da Silva que o tropicalista Gilberto Gil disse levar consigo em seu Ministério da Cultura do Brasil; tropicalista que Caetano Veloso também é.

Comemoram-se durante todo este ano, 2014, em Alhos Vedros, os 500 anos da atribuição da Carta de Foral. Em meados do próximo ano, 2015, terão passado 600 anos que D. João I, o Mestre de Avis, com todos seus filhos, a Ínclita Geração, e talvez mais o Condestável do Reino Santo Nuno Álvares Pereira, não interessa agora porquê, entre outros, para o bem e para o mal, deu o “tiro de partida” que iniciou a expansão ultramarina portuguesa. Ao que parece, terá sido ali no lugar do Cais Velho, no mesmo sítio em que se ergue ainda hoje o antigo Palacete dos Condes de Sampaio que, esperamos, possamos ajudar a preservar enquanto é tempo.

Por tudo isto estamos em festa e ficam desde já convidados.

Bem hajam.

Amém.

11 comentários:

Manuel Henrique Figueira disse...

Grande Editorial Luís.
Parabéns!
Abr.

MJC disse...

Tripulação do mais ilustre, nobre divisa, propósitos louváveis. Dá vontade de ir também. Eu vou ou, pelo menos, vou tentar,

Abraço.

Manuel João Croca

A.Tapadinhas disse...

Honrado por fazer parte da tripulação, vou aconchegar-me mais no meu lugar, para arranjar espaço para mais um amigo.

Que a Festa continue até às tantas!

Abraço Geral.
António Tapadinhas

luis santos disse...

Tragam outro amigo também!
Bom Ano para todos!

Francisco Amorim disse...


Parabéns ao “aniversariante” e aos pais da ideia!
Abraços fresquinhos de 2014!

José Gil disse...


Bom trabalho disciplinado.

luis santos disse...


Parabéns para todos, à Vida.

Amélia Oliveira disse...

Como diria o Caetano, 'Navegar é preciso'... acrescento eu os parabéns à tripulação pela excelente qualidade das viagens que nos proporcionam.
Um bom ano a todos.
Amélia

luis santos disse...


Pela minha parte agradeço e congratulo-me pela estimável gente que nos acompanha e colabora.
Bom Ano para todos.

Gil disse...

Parabéns, pelos 4 anos de existência e pelo excelente Editorial.

Abraço

luis santos disse...


Parabéns para ti também.
Abraço.