quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

D'ARTE - CONVERSAS NA GALERIA
 
(3ª Série) - 04
 
 
PINTURA
 
Fátima Romão
 
 
CONFIDÊNCIAS
Carvão sobre papel
120 x 9
 
Olho, observo, exploro, abstraio-me e penetro no vazio de um espaço branco, em busca de formas, volumes, texturas e tons.
Procuro nas suas extremidades directrizes que me conduzam a um esboço e a minha ansiedade aumenta perante o seu vazio translúcido, na ausência de figuras, traços e nuances.
Recuo no tempo, no espaço e na minha própria dimensão, transpondo-me no branco que me atrai e ao mesmo tempo me repele.
Estabelece-se uma luta sem limites de sentimentos, imagens e memórias, envoltas numa melodia transcendente a tudo o que seja real.
Uma sequência de ritmos, linhas e manchas invadem a minha mente numa sensação de prazer que, ao longo do tempo, cria forte cumplicidade com a minha angústia, perante a dúvida que um espaço em branco desperta em nós.
Os primeiros gestos nos traços que se definem, criam dimensão e estrutura juntamente com o toque na rugosidade de uma folha de papel.
Sonho e simultâneamente vivo uma outra realidade, desprovida de qualquer contexto racional e objectivo.
Nela, o sentimento revela-se algo intocável, firme e volumptuoso, tão longínquo do mundo que me rodeia.
Não existe traição, egoísmo, injustiça, indiferença e hipocrisia, simplesmente o confronto do meu ego com a minha própria alma, numa mensagem sensorial que estabelecerá o intercâmbio entre a minha realidade virtual e a de um possível observador.
No final, uma sensação de alívio e êxtase inesquecível, no simples acto de contemplar as imagens que acabo de criar e, ao longo dos anos, o reviver de pequenas confidências, num longo percurso por explorar.
Fátima Romão
 
FATIMA ROMÃO é natural de Lisboa (1963), viveu até aos 18 anos no Algarve.
Tendo sido criada junto ao mar e habituada a conviver directamente com a natureza, a luminosidade e volumetria da mesma está sempre patente nas suas obras em termos criativos, assim como a busca de novas sensações e espaços pictóricos, em complemento com a sua paixão pela música e pela dança.
Licenciada em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, leccionou (1987 – 1995) as disciplinas de Educação Visual / Desenho / Arte e Design no Ensino Secundário Oficial.
Sócia fundadora da Artesfera - Associação de Artistas Plásticos  do  Barreiro ,  participou como designer  em  vários projectos de divulgação cultural e artística, nomeadamente no projecto “Criar a partir da Sucata” do Instituto de Reinserção Social / Projecto Vida (1995); Ciclo de Conferências sobre “Arte e Indústria” no Auditório da Bib. Munic. do Barreiro (1996); projecto de intercâmbio cultural entre Portugal e a Eslováquia - “Barreiro / Bratislava” (1998).
Autora de vários textos sobre arte para catálogos, imprensa regional e rádio, ilustrou o livro de poesia “Um Sonho chamado Liberdade” de Sousa Pereira (1991), realizando os projectos do Troféu da Comunicação Social - “Barrind89” (1989) e do Troféu “Solidariedade” da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (1996).
Formadora dos cursos de Desenho e Pintura das Oficinas de Arte da  CACAV,  em A. Vedros.
Prémios:

1991 – 1º Lugar / Prémio Logotipo “CUP”- Centro de Utilidade Pública e Ecológica do Barreiro
1995 – 1º Lugar / Prémio de Pintura “Artesfera” - III Exposição Anual da Artesfera  - Bib. Munic. do Barreiro.
1996 - Menção Honrosa / Prémio de Desenho Américo Marinho - Galeria Munic. Barreiro
1997 - Seleccionada para a Exposição / Prémio Vespeira (C. M. Montijo).


Sem comentários: