sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Azulejaria Artística: Luas Musicais, de Luís Cruz Guerreiro



Lua Fado

Luís Cruz Guerreiro
www.azulejariaguerreiro.com


5 comentários:

Luís Cruz Guerreiro disse...

A Lua Fado faz parte de um conjunto de Luas Musicais que o "Estudo Geral" vai agora publicar. As Luas Musicais são pratos recortados com uma serra especial, pintados sobre a chacota (pasta cozida) e depois vidradas com vidro transparente. Esta Lua Fado, foi uma encomenda específica do Luís Carlos Santos.

Luís Cruz Guerreiro

luis santos disse...

...E o resultado foi extraordinário. Uma Lua Musical de valor artístico Muito Bom. E vêm aí muitas mais Luas... Parabéns Luís.

Aquele Abraço.

P.S.: "Aquele Abraço", como diz Mestre Gilbero Gil, já é uma forma de antecipar a próxima Lua Tropicália. Depois veremos...

Anónimo disse...

Que ideia fantástica - e o resultado é, simplesmente, Extraordinário! Parabéns ao artista.

MJC disse...

Também gosto. Da ideia e do resultado.
Parabéns ao Luís e um abraço.

Croca

Luís Cruz Guerreiro disse...

Obrigado a todos...

Fado: Uma das características do Fado é a sua dualidade, tanto pode ser alegre como triste. A melodia é bastante árabe.
O Fado foi devotado ao ostracismo social durante o séc XIX, sendo conotado com a prostituição e a bandidagem pobre e faminta que puxava da navalha com a mesma facilidade de quem bebe um copo de vinho ao balcão de uma suja taberna de Alfama.
O Fado foi muito criticado pela extrema direita do Estado Novo no ínicio, mas depois como em muitas outras questões foi, branqueado o suficiente, absorvido, digerido e tornou-se a Canção Nacional desse regime ditatorial.
Ganhou com Amália a notoriedade e respeito nacional e internacionalmente. Consagrado como "Património Imaterial da Humanidade", tornou-se agora objeto de culto e devoção como Fátima e o Futebol o são também.

Gosto particularmente da "Cantadeira" Hermínia e o do Fadista Alfredo Marceneiro.

Luís Cruz Guerreiro