sábado, 10 de novembro de 2012

Azulejaria Artística - Luas Musicais



Lua Tropicália

Luís Cruz Guerreiro


7 comentários:

luis santos disse...

Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz

Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país
(...)

Caetano Veloso

Debaixo dos caracóis
dos seus cabelos
uma história p'ra contar
de um mundo tão distante

Debaixo dos caracóis
dos seus cabelos
um soluço e a vontade
de ficar mais um instante
(...)

Roberto Carlos

"Aquele Abraço"
(Gilberto Gil)
(...)

Luís Cruz Guerreiro disse...

Oba!

Tropicália-O movimento também musical, que marcou os finais da década de 1960 era essencialmente uma rutura com a Jovem Guarda na procura de uma estética PoP brasileira que aglutinava o que vinha do PoP dos EUA de que a JG era o seguidor, (Com as suas "covers" em português do Hit-Parade do norte da América), com as raízes musicais/folclóricas brasileiras. Essa mistura fina foi despoletada na Baía e teve nuances em São Paulo e no Rio.
Um estilo alternativo de vida, uma atitude politizada mas existêncial e sem tabús fez deste movimento uma das formas mais importantes de luta contra a ditadura militar, porque cultural e de abrangência e não tanto de luta armada contra o regime. O exílio de Caetano Veloso em Londres fez internacionalizar o movimento embora esfriando o calor tropical que dele emanava. Aquando do retorno de CV à Pátria o movimento Tropicália já estava no seu término mas Caetano, Gil, Rita Lee, Tom Zé...já tinham posto a sua marca indelével na história da música popular brasileira! Depois Caetano abriu-se para Portugal e a PoP em português com sotaques vários, deu novos mundos musicais ao mundo.

Luís Cruz Guerreiro

A.Tapadinhas disse...

Lição de Tropicalismo... e de vida!

Conforto aconchegante para os frios que se aproximam vindos da Germânia...

Abraço,
António

Luís Cruz Guerreiro disse...

A germania só o é há menos de 200 anos, Portugal é, há mais de 800 e o Brasil já anda nos 512. A germania em 200 anos matou mais de 100 milhões de seres humanos, Portugal só com o Brasil criou mais de 100 milhões de portugueses tropicalissimos :D

L+G

Anónimo disse...

Políticas à parte, porque é Sábado e lá fora o sol brilha e o mar está de um verde esmeralda, o meu elogio vai mesmo para o artista que, para além de criar, também vai dando umas lições teóricas quanto ao que está por detrás do objecto criado. Uma questão: aceitam-se encomendas? Ou um leilão, talvez...? Ou trata-se de peças únicas que já têm dono? (afinal foram 3 questões!)

Luís Cruz Guerreiro disse...

Bom Dia ao anónimo das 16.27 e a todos!

Respostas:
1) Aceitam-se encomendas, o contacto é azulejariaguerreiro@gmail.com. O sítio da AAG é: www.azulejariaguerreiro.com
2)Ainda existem algumas Luas Musicais para venda que podem ser observadas nos Arquivos Guerreiro, Rua Duarte Pacheco nº4 em Alhos Vedros.
3)O número de exemplares por Lua, não ultrapassará os 3, neste momento só existem pratos para uma nova coleção com todas as Luas.

Para mais informações envie-me um e-mail.

Saudações,
Luís Cruz Guerreiro

Anónimo disse...

Obgd pela resposta pronta! Irei ao atelier e entrarei em contacto via email.